NotíciasRio Grande do Sul

Proteção Animal faz atendimentos no Centro e no bairro Campina, em São Leopoldo

Ambulância adaptada para realizar atendimento aos animais vai às ruas todas as sextas-feiras

A Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), da Prefeitura de São Leopoldo, iniciou no final de 2020 as consultas móveis, dedicadas aos cães comunitários e de rua que necessitam de atendimento na cidade. Desde dezembro, quando o serviço começou, foram realizados quase 2 mil atendimentos, resgates e consultas pelas equipes da Sempa. As visitas acontecem mediante agendamento prévio pelo telefone da Secretaria e conforme disponibilidade de agenda da equipe.

Fotos: Daiani Aguiar/Scom/PMSL

É o caso da moradora Giovana Girardi Flores, de 48 anos. Ela trabalha em uma oficina no bairro Campina e notou a presença de um cachorro no pátio. Percebendo indícios de maus-tratos, acolheu o animal, fornecendo água, comida e aconchego. Após isso, realizou contato com a Sempa para solicitar atendimento ao cão. O animal agora está recebendo o tratamento adequado e quando receber alta poderá voltar como novo membro oficial da família de Giovana, que decidiu adotar o cãozinho,

A ação do atendimento móvel nasceu devido a percepção da Sempa em requerer atendimento aos cães em situação de rua que necessitam de ajuda. Além de visitas com agendamento para realização de consultas, a equipe também recebe denúncias ou ligações relativas a animais abandonados ou que foram expostos a acidentes. Dessa maneira, é realizado o recolhimento desse animal para o canil, iniciando o tratamento o tratamento para a recuperação. Após isso, a unidade de resgate retorna o animal para o seu local de origem. Todos os cães são castrados pela equipe da Secretaria.

Canil superlotado

Atualmente, o canil conta com 340 cachorros no local, tendo, portanto, sua capacidade limite atingida. Desses, 280 são aptos para a adoção e 60 se encontram em recuperação. O secretário de Proteção Animal, Walter Leo Verbist, destaca a função do canil para a comunidade. “Não é depósito de cachorros. O canil municipal tem que ser entendido como um local que alberga animais em situação de vulnerabilidade de saúde, faz a recuperação, a castração e coloca ele em adoção ou o retorna para o local de origem”, comenta.

Estima-se que o município possua cerca de oito mil animais em situação de rua, o que torna fundamental a presença ativa das equipes da Sempa e do engajamento da sociedade quanto ao compromisso de auxiliar o maior número de animais. Para quem deseja adotar, basta comparecer ao canil com documento de identidade e comprovante de endereço. Após isso, o interessado passa por uma entrevista para avaliar o possível acolhimento do animal.

O serviço

A Sempa e o Canil Municipal seguem um calendário de rotinas, a fim atender o máximo de animais possível. Segunda-feira é feita a castração e cirurgias de tumores; na terça-feira são realizadas consultas; quarta e quinta-feira, também são dias dedicados às cirurgias de castração, tumores e emergências; na sexta-feira o dia é destinado para consultas e também circula o atendimento móvel, com as visitas agendadas pelo telefone.

O agendamento das consultas deve ser realizado pelo telefone, 51 3592-9981 das 9h às 14h.

Botão Voltar ao topo