Rio Grande do Sul

Alunos da rede municipal de Esteio terão conhecimentos avaliados

A partir de segunda-feira (22), os alunos das escolas municipais de Educação Básica (EMEBs) de Esteio vão passar por uma avaliação diagnóstica promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O principal objetivo é avaliar o grau de conhecimento de cada estudante, mensurar o que os alunos conseguiram aprender no ano letivo passado em meio à pandemia da Covid-19 e oferecer maiores subsídios aos professores na preparação dos conteúdos a serem trabalhados em 2021.

A avaliação será realizada de forma individual e online. Os links de acesso para cada uma das “provas” serão enviados às EMEBs no início da manhã de segunda-feira. As escolas serão responsáveis por enviarem os links aos estudantes e aos seus responsáveis.

O aluno que tiver acesso à internet deverá realizar a avaliação de forma online em sua própria residência. O estudante que não tiver acesso à internet deverá realizar a avaliação presencialmente na escola em que estiver matriculado, até o dia 5 de março, nos computadores das Salas de Inovação, em horário agendado pelas direções de cada EMEB.

A avaliação dos alunos do primeiro ano será composta por cinco questões. Para estudantes do segundo ao quinto ano, serão 10 perguntas e, para os do sexto ao nono ano, 20. Todas as questões, elaboradas a partir das competências de acordo com o Referencial Curricular de Esteio (flexibilizado em 2020 por causa da pandemia), serão de múltipla escolha com quatro alternativas, não sendo possível deixar nenhuma pergunta sem resposta.

Os pais, mães, responsáveis ou professores poderão auxiliar os estudantes do primeiro ao terceiro ano somente na leitura dos enunciados das questões. A resposta deverá ser escolhida pelo aluno, para que seja possível a mensuração do que cada um aprendeu, principal objetivo da ação. Estudantes de Inclusão podem ter ajuda dos auxiliares ou do professor da Sala de Recursos Multifuncionais.

Educação Especial

Ao público da Educação Especial será disponibilizado pela Equipe Pedagógica e professor da Sala de Recursos Multifuncionais um horário para cada estudante realizar a avaliação, com a utilização do computador e de adaptações que se fizerem necessárias a cada indivíduo. Os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os auxiliares de inclusão estarão à disposição para fazer a leitura das questões e dar orientações para a execução da Avaliação Diagnóstica.

Os estudantes atendidos pelo Programa Horizontes realizarão a Avaliação Diagnóstica online, própria do Programa, entre segunda (22) e sexta-feira (26). Alunos da EMEJA também realizarão avaliação própria considerando ser um público com características específicas.

Cada escola fará a assepsia do local em que será realizada a avaliação de forma presencial, a fim de garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos no processo, evitando-se.

Além desta avaliação diagnóstica, cada professor deverá realizar outras sondagens, a fim de avaliar o grau de conhecimento dos estudantes e preparar os conteúdos das aulas.

Aulas no modelo híbrido

No dia 1º de março, parte dos alunos da Educação Infantil voltam às escolas e, uma semana depois, no dia 8 de março, será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens Adultos.

Nas EMEBs, as aulas presenciais serão acompanhadas por estudantes sem acesso à internet, por aqueles que têm mais dificuldades para acompanhar os conteúdos de forma online e também por alunos que necessitam de auxiliar de educação/inclusão. A capacidade de cada sala será reduzida a 50% e a carga horária será de três horas por dia, sem intervalo. A chegada dos alunos será escalonada, para se evitar aglomerações. Além disso, a partir de uma avaliação das equipes diretivas e da Secretaria Municipal de Educação, será definido quantos e quais dias cada estudante deverá frequentar a sala de aula.

As escolas também não servirão merenda, mas sim um lanche, que será distribuído no final da aula. Os kits de alimentação também continuarão a ser distribuídos para famílias de alunos em vulnerabilidade social, como vem ocorrendo desde maio do ano passado, mas as famílias precisarão fazer um recadastramento.

As unidades escolares seguirão rígidos protocolos de higiene e de identificação de casos suspeitos da doença. Todos os servidores passarão por testes no início do ano letivo, que serão refeitos cada vez que for identificado um caso suspeito. Os alunos também serão monitorados e afastados caso haja suspeita da contaminação pela Covid-19. Para a participação nas aulas presenciais, os pais deverão assinar uma solicitação.

Prioridade para famílias em vulnerabilidade

Nas EMEIs, será priorizado o atendimento conforme a adesão das famílias e, se houver maior procura que o número de vagas disponíveis (limitados a 50% da capacidade de cada unidade escolar), será dado prioridade para famílias em vulnerabilidade social.

Tanto os professores das EMEIs quanto EMEBs que possuem mais de 60 anos ou comorbidades comprovadas e que se agravam com infecção pelo coronavírus, como diabetes, hipertensão grave e doenças pulmonares, entre outras, deverão seguir apenas em trabalho remoto.

Cada escola criou criar um Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E), responsável por definir e organizar toda a rotina e protocolos necessários para as aulas presenciais e pela elaboração do Plano de Contingência que cada unidade escolar deverá seguir, observando-se características próprias de cada instituição.

Calendário

Até sexta-feira (26)
– Aprovação dos planos de contingência pelo COE-E Municipal

De segunda (22) a 5 de março
– Aplicação de avaliação diagnóstica digital, elaborada pela SME

1º de março
– Início das atividades, de forma híbrida, na educação infantil nas EMEIs e EMEBs com turmas de educação infantil – atendimentos presenciais

8 de março
– Início das atividades, de forma híbrida, com atendimentos presenciais no ensino fundamental na EMEJA e EMEBs

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