Rio Grande do Sul

Esteio dá exemplo com programa de entrega de medicamentos

O programa Medicamento em Casa (MedCasa) da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio, iniciou 2021 com mais de 3,8 mil usuários cadastrados ativos. Pela iniciativa, a Prefeitura leva medicamentos de uso contínuo, fraldas e dietas enterais diretamente na casa de pacientes acamados permanentemente, usuários de oxigenoterapia, pessoas com deficiência (PCDs), pacientes de hemodiálise e idosos com mais de 60 anos, além de prestar orientação sobre o uso dos remédios.

Por mês, em média, são realizadas cerca de 2,3 mil entregas pela equipe do MedCasa. Fraldas, dietas enterais e medicamentos cujo fornecimento é de responsabilidade do Governo do Estado são levados mensalmente. Já no caso de medicamentos de uso contínuo e controlados a distribuição é bimestral, sempre com a quantidade necessária para o período.

Pandemia

Em tempos de pandemia, uma das primeiras medidas adotadas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) da Prefeitura de Esteio, em março do ano passado, foi a ampliação do MedCasa. Com isso, foi reduzida, de 70 para 60 anos, a idade mínima para ser incluído na iniciativa, bastando ter receita de uso contínuo válida cadastrada na Farmácia Básica Municipal. Somente essa medida foi responsável por 3.118 cadastros do programa, promovendo, em média, 1,5 mil entregas por mês. Essa determinação seguirá vigente por tempo indeterminado.

Caso o paciente atenda aos critérios do MedCasa, seus responsáveis devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) de referência para fazer o pedido de inclusão no programa. No caso de pacientes com mais de 80 anos, o cadastro pode ser realizado diretamente na Farmácia Básica Municipal, localizada na sede da Secretaria de Saúde, o Centro Administrativo de Saúde (Av. Padre Claret, 666 – segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45min, sem fechar ao meio-dia).

Quem tem direito

Pacientes com receitas de medicamentos de uso contínuo:

  • acamados permanentemente
  • usuários de oxigenoterapia
  • pessoas com deficiência (PCDs)
  • usuários de hemodiálise
  • idosos com mais de 70 anos (durante a pandemia de coronavírus, a idade mínima foi reduzida para 60 anos. Quem já tinha receita de medicamento de uso contínuo cadastrada na Secretaria Municipal de Saúde passou a receber, automaticamente, os remédios em casa)

Como se cadastrar

O paciente deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) de sua referência. Pacientes com mais de 80 anos podem fazer o cadastro diretamente na Farmácia Básica Municipal.

Informações

Farmácia Básica Municipal

  • Endereço: Centro Administrativo de Saúde – Secretaria Municipal de Saúde (Av. Padre Claret, 666)
  • Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45min, sem fechar ao meio-dia
  • Telefone: 3459-5732
Botão Voltar ao topo