Rio Grande do Sul

Gravataí inaugura 10 leitos de UTI Covid no Hospital Dom João Becker

Município soma 67 novos leitos Covid em apenas dez dias

Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Gravataí e o Hospital Dom João Becker/Santa Casa (HDJB) entregaram mais dez leitos de UTI para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Com isso, já são 67 novos leitos na cidade em apenas dez dias, o que equivale a um aumento de 209% na oferta de atendimento para pacientes que sofrem com a doença.

Ao todo, só nesta segunda-feira, são 45 novos leitos Covid no hospital. Além dos dez novos de UTI, foram abertos mais 30 de enfermaria. Até o dia 18 de fevereiro, o Becker possuía 32 leitos divididos entre Hospital de Campanha, UTI e enfermaria Covid. Hoje, são 84 leitos. Somam-se a estes os 15 leitos de enfermaria abertos no Pronto Atendimento Municipal (PAM 24h), chegando a 99.

“Este é um grande esforço conjunto da prefeitura e da diretoria da Santa Casa para podermos minimizar o sofrimento de quem busca atendimento por estar infectado pelo novo coronavírus. Tudo o que está ao nosso alcance, estamos fazendo. A saúde sempre será a nossa prioridade, muito mais agora”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon.

De acordo com o superintendente do Hospital Dom João Becker/Santa Casa, Dr. Antonio Weston, mesmo com a crescente demanda dos atendimentos de Covid-19, o hospital tem feito um grande esforço para atender a todos. “Nós, do hospital e do poder municipal, estamos trabalhando de forma colaborativa. A parceria com a Secretaria da Saúde e com os agentes públicos tem sido muito importante para vencermos essa batalha. As lideranças políticas são a porta de entrada da cidade, os canais de comunicação com a comunidade. E, por isso, contamos com o apoio delas”, disse Weston.

Durante esta segunda-feira, os pacientes já serão acomodados nos novos leitos. O vice-prefeito de Gravataí, Dr.Levi Melo, ressaltou a importância da reestruturação que o hospital tem feito para atender à comunidade. Já o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, também agradeceu o esforço do HDJB, que, junto com o governo municipal, não tem medido esforços no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Atendimento

A Secretaria Municipal da Saúde e o Hospital Dom João Becker/Santa Casa informam que a população deve procurar as UPAs ou a unidade de saúde mais próxima das suas residências para todo e qualquer atendimento que não seja relacionado com a Covid-19. “Neste momento, precisamos da colaboração de todos. É importante que as pessoas sigam os protocolos de higiene e, se possível, fiquem em casa. Em caso de urgência de outras doenças, que procure uma das nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da 74 ou das Moradas. E, ainda, se não for urgente, que busque as nossas unidades de saúde ou aguarde para sair na rua. Todos precisamos nos cuidar e cuidar do próximo neste momento”, destaca o secretário Régis.

Botão Voltar ao topo