NotíciasRio Grande do Sul

Samae promove reforma e ampliação dos laboratórios da ETA Parque da Imprensa

Principal objetivo é modernizar o espaço físico e controlar o acesso

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha na reforma, ampliação e adequações dos laboratórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa.

A obra, de responsabilidade da empresa Construvia Serviços de Reformas Prediais, teve investimento de R$872.548,19 e visa as seguintes finalidades: ampliar as edificações criando assim novas salas para o corpo técnico de engenheiros químicos responsáveis pelo tratamento; ampliar a sala do controle de qualidade (SQC), sanitários e vestiários para os operadores; melhorar a acessibilidade do espaço com a implantação de elevador e substituir as coberturas dos prédios para evitar o acesso de pombos e, consequentemente, a contaminação devido a infiltrações de águas pluviais.

A partir da reforma, busca-se também a modernização dos laboratórios, como a eliminação ou redução de contaminação cruzada, seja por interferência ambiental ou pelo trânsito de pessoas não autorizadas ao laboratório. O atual projeto não permite o acesso exclusivo dos técnicos e analistas. Já com a ampliação do espaço físico do prédio, que compreende o laboratório, será possível ampliar o controle do fluxo de pessoas, um dos requisitos presentes na ABNT NR ISO/IEC 17.025:2017.

Além disso, após a ampliação do espaço físico será avaliada a instalação de novos equipamentos, otimizando as análises realizadas pelo laboratório da Seção de Controle de Qualidade, que realiza, aproximadamente, 70 mil análises de água (bruta e tratada) por ano.

O local que hoje recebe essas obras de ampliação, também abriga a maior estação de tratamento de água de Caxias do Sul. O espaço foi escolhido para a construção da ETA no início da década de 1970, muito por conta da sua localização elevada. Atualmente, o Parque da Imprensa abastece mais de 80 bairros e loteamentos, o que representa cerca de 53% da população caxiense.

As equipes responsáveis estimam que até o final de maio o trabalho seja concluído.

Botão Voltar ao topo