Porto Alegre

Porto Alegre: confira quais UBSs estarão abertas no fim de semana

Cem leitos clínicos também serão disponibilizados na Capital

A rede de saúde de Porto Alegre ganha mais 100 leitos clínicos a partir desta sexta-feira (5). O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo em live no final da manhã. Além disso, 12 Unidades de Saúde estarão abertas neste fim de semana, num esforço para aliviar a pressão sobre as emergências dos Pronto Atendimentos.

Os cem novos leitos foram disponibilizados graças a parceria da prefeitura com o Hospital Vila Nova, que deslocará 100 pacientes clínicos não graves para as instalações de um residencial privado de pacientes de saúde mental, recém construído, mas que não estava em funcionamento. O Vila Nova está equipando as instalações para as transferências de pacientes que começam ainda hoje.

Porto Alegre já abriu nos últimos 30 dias 154 leitos e UTI, totalizando 959 leitos adulto na cidade. Para leitos clínicos são quase 594 vagas abertas desde em fevereiro.

UBSs abertas

Já a abertura das Unidades de Saúde no sábado e domingo prestarão atendimento, orientações e encaminhamentos necessários, diminuindo a pressão sobre as emergências. “Esta abertura exigiu uma grande mobilização de equipes”, explica o secretário da Saúde, Mauro Sparta. Serão 12 unidades abertas no sábado e seis no domingo.

Também participaram do anúncio o secretário Extraordinário de Enfrentamento à Covid 19, Cezar Sulzbach, o diretor de Atenção à Rede Hospitalar da SMS, João Marcelo Fonseca e o procurador geral do Município, Roberto Rocha.

Botão Voltar ao topo