Uma antiga ala de internação, desativada há cerca de três anos, deu lugar a 45 novos leitos de Enfermaria no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) para atendimento de casos de Covid-19. Após passar por reforma, o espaço foi aberto neste sábado. Do total, 25 leitos já estão aptos a receber pacientes. Os demais deverão ser abertos até a próxima segunda-feira (8).
O reforço chega em uma semana marcada pela curva ascendente de internações de pacientes com coronavírus no município. Com os 45 novos leitos, Canoas ampliará para 192 o número de vagas em Enfermaria para tratamento de Covid-19. O investimento na reforma da área totalizou R$ 250 mil.
Pouco antes da abertura dos leitos no HNSG, o prefeito Jairo Jorge acompanhou os últimos ajustes na área, juntamente com o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, e diretores da instituição. “Estamos investindo na abertura de novos leitos para garantirmos uma internação de qualidade aos pacientes com Covid. São várias ações para evitar o colapso em nossa cidade. A falta de insumos como, por exemplo, bombas de infusão e monitores, impedem a disponibilização de novos leitos de UTI. A situação é preocupante e estamos fazendo tudo o que é possível neste momento de dor e sofrimento”, declarou o prefeito.
Ampliação permite aliviar pressão no atendimento das UPAs
Essa expansão possibilita aliviar a ocupação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Boqueirão e Rio Branco, onde pacientes aguardam transferência. “São 45 novos leitos de enfermaria para o atendimento dos canoenses e nossas referências no tratamento contra a Covid. Estes leitos são fruto de muitos esforços da municipalidade e do HNSG. Estamos fazendo o máximo em pouco tempo para atender o pior momento já vivenciado nesta pandemia, desde março de 2020. Canoas é um dos municípios gaúchos que mais ampliou leitos de Covid nos primeiros meses do ano”, destacou o secretário da Saúde.
Novos leitos
São 55 novos leitos de UTI e 122 de enfermaria, abertos desde janeiro de 2021, dedicados exclusivamente à internação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrentes da infecção por coronavírus. Além disso, dez leitos de UTI do Hospital de Pronto Socorro foram convertidos em Covid para dar vazão à grande demanda de internações de pacientes graves. Nos últimos dias, o município já havia aberto 14 leitos de enfermaria no HNSG e quatro de UTI Covid no Hospital Universitário.