Santa Catarina

Florianópolis: Carol Krügel apresenta primeira exposição individual

Retratos Fantásticos é o nome da mostra que poderá ser visitada gratuitamente na Fundação Cultural BADESC até 15 de abril de 2021

Retratos Fantásticos é o nome da primeira exposição da artista Carol Krügel que poderá ser visitada gratuitamente de 9 de março até 15 de abril de 2021, no site da Fundação Cultural BADESC – www.fundacaoculturalbadesc.com. Carol foi selecionada pelo Edital 2020 para expor no Espaço Paulo Gaiad, na categoria Primeira Individual. A visitação presencial na Fundação, que fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, está suspensa até 14 de março de 2021.

Trabalhando principalmente com lápis sobre papel envelhecido, a artista cria retratos de seres fantásticos, quase sempre em um processo analógico, mas incorporando por vezes o digital. Partindo de fotografias antigas de sua família ou encontradas em feiras antigas, Carol pesquisa determinados períodos da história buscando referências visuais de roupas, móveis, costumes, símbolos e tipos de fotografia do período.

E com essas referências, a artista cria fotografias desses personagens nesse mundo antigo inventado, onde se apresentam como precisamente históricas e ao mesmo tempo com algo de irreal. A mostra apresenta 27 ilustrações a grafite emolduradas e teve a curadoria de Anna Moraes.

Para Carol, a Fundação fomenta a cultura e oportuniza que jovens artistas, assim como ela, possam realizar uma primeira exposição individual em um espaço expositivo conceituado no Estado.

“No momento que conheci o espaço expositivo da Fundação comecei a sonhar em expor aqui. Isso foi na mesma época que a Anna Moraes estava ministrando dois cursos bem interessantes nesse sentido, um sobre currículo e portfólio para artistas visuais e outro sobre elaboração de dossiê para editais. E foi nesse período que a nossa parceria nasceu e deu origem à exposição Retratos Fantásticos”, destaca a artista.

Sobre a artista

Carol Krügel é pós-graduada em Ilustração pela Universidade do Vale do Itajaí (2018) e bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2015). Mora em Florianópolis/SC e trabalha com ilustração, gravura em metal e encadernação e há cinco anos participa do circuito de feiras gráficas locais e nacionais.

Sobre a curadora

Anna Moraes é artista visual, doutoranda em Artes Visuais – PPGAV/UDESC, mestra e bacharela em Artes Visuais pela mesma instituição. Vive em Florianópolis/SC. Pesquisa o desenho contemporâneo em suas práticas artísticas, acadêmicas e de ensino. Atua na gestão e curadoria da galeria do Nacasa coletivo artístico. Realiza curadorias selecionadas em editais em Santa Catarina desde 2018.

Serviço
Exposição Retratos Fantásticos da artista Carol Krügel
Visitação de 9 de março até 15 de abril de 2021
Local: www.fundacaoculturalbadesc.com

Botão Voltar ao topo