São Paulo, 09 de março de 2021 – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as exportações brasileiras de carne de frango (entre in natura e processados) totalizaram 348,8 mil toneladas em fevereiro. O volume é 0,1% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 348,4 mil toneladas. A receita das vendas no segundo mês do ano chegou a US$ 521,7 milhões, número 5,8% menor em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 553,8 milhões).
No primeiro bimestre, as vendas internacionais do setor chegaram a 640,4 mil toneladas, 4,7% menor em relação ao mesmo período de 2020 (672,7 mil toneladas). O saldo das exportações nos dois primeiros meses do ano chegou a US$ 956,1 milhões. O resultado é 11,7% inferior ao registrado no ano anterior, quando o valor chegou a US$ 1,082 bilhão. “O desempenho das exportações para mercados tradicionais do Oriente Médio e Europa permitiram repetir, neste ano, o bom resultado alcançado no segundo mês do ano passado, e dão indicativo de um ritmo positivo nas vendas internacionais em março”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
O principal destaque do mês foram as vendas para a Arábia Saudita, que incrementou suas importações em 19,5% em fevereiro, chegando a 43,8 mil toneladas. Também se destacaram as exportações para a África do Sul, com 29 mil toneladas (+36,4%); para a Líbia, com 9 mil toneladas (+8,6%); para as Filipinas, com 8,9 mil toneladas (+10,8%); e para o Reino Unido, com 7,9 mil toneladas (+15,1%).
Principal estado exportador, o Paraná embarcou 137,8 mil toneladas em fevereiro. O número representa uma alta de 0,82% na comparação com o registrado no mesmo período de 2020. No segundo posto, Santa Catarina exportou 80,8 mil toneladas (-8,12%). Em terceiro, o Rio Grande do Sul embarcou 53,1 mil toneladas (-0,64%).
Rio Grande do Sul – O Rio Grande do Sul embarcou 53,1 mil toneladas de carne de frango em fevereiro deste ano. O resultado representa uma leva queda de 0,64% na comparação com as 53,44 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado. A receita ficou em US$ 82,25 milhões de dólares no mês passado — alta de 5,61% na comparação com fevereiro de 2020 (US$ 77,88 milhões).
No acumulado do primeiro bimestre, foram exportadas 97,25 mil toneladas, um número 8,94% menor do que o volume vendido entre janeiro e fevereiro do ano passado — 106,79 mil toneladas. Neste período, a receita alcançou US$ 149,02 milhões. O número é 6,12% mais baixo do que os US$ 158,74 milhões do primeiro bimestre de 2020.
SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.