A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio recebeu, na manhã desta terça-feira (16), 276 caixas de Propofol e 17 caixas de Atracúrio, repassadas pelo Ministério da Saúde após solicitação da Secretaria Estadual da Saúde. Os medicamentos anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que fazem parte do chamado “kit intubação, são usados para a sedação de pacientes internados nas unidades de tratamento intensivo (UTIs).
Os produtos foram entregues ao prefeito Leonardo Pascoal e ao diretor-geral da Fundação, Adriano Coutinho, em operação coordenada pelo Comando Militar do Sul, responsável pela entrega dos kits no Rio Grande do Sul. Esteio foi, inclusive, um dos primeiros municípios do Estado a receber os medicamentos, que estavam armazenados desde domingo (14) em uma câmara fria no 3º Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita. “Este lote de medicamentos se soma às diversas compras realizadas com recursos próprios para o enfrentamento da covid-19 em nosso município”, destacou Pascoal.
A quantidade de produtos entregues foi baseada em um levantamento a pedido do Estado sobre a necessidade de cada hospital gaúcho. “A Fundação está tomando todas as medidas para o enfrentamento da pandemia”, reforça Adriano Coutinho.
UTI COVID
Desde quando começou a pandemia de covid-19 no Brasil, em março do ano passado, o Hospital São Camilo vem tomando diferentes iniciativas para o atendimento dos pacientes com a doença.
Na terça-feira (9), por exemplo, a casa de saúde esteiense ampliou em mais 10 leitos a capacidade de atendimento da Unidade de Tratamento Intensivo adulto exclusiva para pacientes infectados com o novo coronavírus.
A medida mais que dobrou o total de estruturas desse tipo no hospital, passando de oito para 18 o número de leitos a UTI COVID. Se levar em conta o período desde o início da pandemia, há um ano, o aumento chega a 225%. No total, o São Camilo conta com 83 leitos exclusivos para a covid-19, somando UTI, emergência e internação.
Outro importante reforço para os atendimentos no São Camilo foi a chegada, no dia 7 de março, de nove ventiladores de transporte, ampliando para 47 o total de equipamentos no Hospital. Destes, 18 respiradores são destinados para uso de pacientes com covid-19.
Em um ano, o Hospital São Camilo investiu mais de R$ 5,93 milhões no tratamento de pacientes com a doença.