Embutidos Chorão, de Ijuí, recebe certificado de adesão ao Susaf

Nesta segunda-feira (22), a Agroindústria de Embutidos Chorão, de Ijuí, recebeu o certificado de adesão e credenciamento no Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Esta é a primeira vez que uma agroindústria de Ijuí recebe esta certificação, que habilita os Embutidos Chorão a comercializar sua produção em todo o Rio Grande do Sul.

“No ano passado o município implementou o SUSAF e hoje a Embutidos Chorão é a primeira agroindústria a ser beneficiada com este sistema, que vai permitir a ampliação de seus mercados”, destacou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Edevin Bernich.

Juliano Wagner, um dos proprietários da agroindústria disse que a certificação “significa a oportunidade de levar os nossos produtos para outros municípios do Rio Grande do Sul e também de crescimento da agroindústria e reconhecimento pelo nosso esforço, dedicação e responsabilidade para com nossos clientes”.

O coordenador regional da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) Uilian Cargnelutti salientou que a motivação da Secretaria é desburocratizar e dar mais agilidade à legislação. “Estou muito feliz em fazer parte deste momento, que não é só o desenvolvimento de uma empresa ou de uma agroindústria, é o sonho de uma família. Trabalhamos incansavelmente para flexibilizar e desburocratizar para os agricultores”, disse Cargnelutti.

“A principal vantagem do Susaf para os empreendedores é a ampliação do mercado, ou seja, a abrangência mercadológica que a agroindústria ganha para a comercialização de seus produtos”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Daniel Claudy da Silveira. O Susaf, de acordo com Silveira, também gera emprego e renda para o município.

“O selo poderá levar o empreendedor agroindustrial a expandir investimentos, adquirir matéria-prima e a contratar mão de obra, gerando tributos e aumentando o giro econômico local e regional, efeito multiplicador da cadeia produtiva da agropecuária”, finalizou o secretário municipal de Ijuí.

Sair da versão mobile