O estoque do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está 70% abaixo do ideal. Devido ao feriado da Sexta-feira Santa, nesta sexta (2), o Hemocentro receberá doações até quinta-feira (1º).
A coordenadora do HemoPel, Gisele Pinto, lembra que com o feriado é necessário que os doadores façam um esforço até quinta-feira para que se tenha um pouco mais de segurança com os estoques. Às segundas, quartas e sextas-feiras, os doadores podem chegar das 8h às 13h. Às terças e quintas-feiras, o cadastro pode ser feito das 8h às 17h30.
O número de doações caiu bastante desde o início da pandemia. Mas o HemoPel segue responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de outros 24 municípios das regiões Sul e da Campanha. A queda no número de doações coloca em risco a vida de pessoas que fazem tratamento com sangue e seus derivados, assim como de vítimas de acidentes, ou seja, qualquer pessoa pode precisar de sangue.
A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o 53.3222-3002.
Posso doar?
Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar 30 dias após ser considerado curado
As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.