Pelotas facilita atendimentos do Prevpel com renovação automática da carteirinha

A partir desta quinta-feira (1º), a carteirinha do Fundo de Assistência Médica (FAM) do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) não precisará ser renovada. O documento terá renovação automática, para evitar a circulação de pessoas, no momento mais grave da pandemia, que começou há pouco mais de um ano.

O documento já pode ser baixado diretamente no site da Prefeitura de Pelotas – Portal do Servidor, utilizando a mesma matrícula e a senha com a qual se acessa o contracheque. O usuário poderá imprimir ou apresentar, diretamente, na tela do celular no momento da consulta.

Com a alteração, os atendimentos presenciais serão limitados a situações imprescindíveis, como o cadastro biométrico de novos usuários.

A coordenadora de Saúde do FAM, Tatiane Bast Fuhrmann, avalia a alteração como um marco que divide o serviço em dois momentos: anteriormente, o convencional e, agora, mais evoluído, inovador, ambientalmente mais correto, além de mais prático e ágil.

A diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, explica que o desencadeador da inovação foi a pandemia, já que toda a Prefeitura de Pelotas está fazendo esforços para evitar a circulação de pessoas e, com isso, do vírus, para que a população e servidores fiquem mais seguros. Mas, apesar de ter surgido durante a crise sanitária, Berenice esclarece que essa mudança veio para ficar.

No início da semana, a equipe procurou o usuário mais antigo do Prevpel e a mais nova – embora isso já possa ter mudado – entre os 19.565 usuários do FAM. Alaures Vargas completa 88 anos daqui a dois meses e ainda usa a carteirinha antiga.

A pequena Ana Clara (foto), nascida no último dia 23, chega em uma nova fase e já está usando a carteirinha virtual, direto na tela do celular da mamãe Silvana Neves Braga, que, com isso, não precisou ir até o Instituto com tantas novas tarefas, além de proteger a bebê mantendo-se fisicamente distante de outras pessoas.

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