NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de Caxias protocola Projeto do Plano Plurianual na Câmara

PPA deverá nortear as ações do Município no período 2022/2025

O Projeto do Plano Plurianual – PPA – que visa ao planejamento governamental com a definição das diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Municipal para o período de quatro anos foi protocolado nesta terça (30/03), na Câmara de Vereadores. O prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e o secretário de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos, Maurício Batista da Silva, estiveram na Câmara.

O Plano é apresentado em cinco dimensões: social, econômica, ambiental, estrutural e governança, que se dividem em um conjunto de 45 temáticas, com suas respectivas ações e/ou projetos apresentados. “Quero destacar que a PPA é a síntese do que está em nosso plano de governo. É muito importante que seja de conhecimento da Câmara e que haja percepção da nossa preocupação e daquilo que estamos nos propondo a fazer, especialmente a visão de curto, médio e longo prazos”, explicou a vice-prefeita.

Projetou-se uma cidade metropolitana, centro de uma região que deve contemplar os objetivos de desenvolvimento sustentáveis estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, dando nossa contribuição para a transformação global no estabelecimento de maior justiça social, protagonismo, desenvolvimento e dignidade para todos. Nesse sentido, alguns dos objetivos delineados são promover atenção prioritária e foco no bem-estar das pessoas; facilitar as ações que possibilitem o desenvolvimento do Município e o aproveitamento de oportunidades; entregar resultados concretos em relação à qualidade de vida, integração com a região, proximidade com as pessoas, entidades, movimento comunitário e comunidade em geral; trazer a inovação como diretriz da gestão municipal, em todas as áreas. “Vejo a vontade do prefeito e da vice-prefeita em fazer diferente. Falo, enquanto presidente, que a Casa estará sempre disponível, cada vereador à sua maneira, sempre pronta para fazer o melhor e o máximo possível dentro das nossas atribuições”, declarou o presidente da Câmara, vereador Velocino Uez.

Adiló agradeceu a recepção e a colaboração do Poder Legislativo. “É importante que se faça chegar ao Legislativo o nosso plano de governo, já organizado por secretarias. Uma vez que esta foi a mensagem que levamos à população e que foi o projeto eleito. Então, é importante que se materialize esse projeto no Legislativo, visto que ele norteará a nossa administração”. A secretária de Governo propôs a realização de uma videoconferência nos próximos dias para detalhar o PPA e esclarecer possíveis dúvidas dos vereadores.

Além do presidente da Câmara, a comitiva da prefeitura foi recebida pelo 2º vice-presidente, Zé Dambros; líder do governo, Olmir Cadore; diretora do Legislativo, Fernanda Paglioli; e assessor jurídico da Comissão de Constituição e Justiça, Alexandre Triches.

Botão Voltar ao topo