Santa CatarinaVariedades

Laboratório Corpo e Dança abre vagas gratuitas para formação em dança contemporânea

Projeto de formação em dança contemporânea em Santa Catarina oferece atividades artísticas gratuitas e direciona suas vagas para estudantes, profissionais, artistas, pesquisadores e pessoas interessadas nos estudos do corpo e movimento. As inscrições estão abertas até 15 de abril

Um laboratório de experimentação do movimento e possibilidades de criação e expressão corporal surge na cena da dança catarinense. O “Laboratório Corpo e Dança”, idealizado pela artista, professora e pesquisadora Jussara Xavier, está à procura de estudantes, artistas, profissionais, pesquisadores e pessoas interessados na produção de conhecimento e criação de repertório corporal.

– Diante das muitas dificuldades para o desenvolvimento e manutenção de um trabalho profissional de dança em Florianópolis, é de suma importância o financiamento de projetos que pensem e oportunizem atividades formativas diferenciadas para bailarinos, coreógrafos, diretores, criadores e público -, defende a pesquisadora.

Para participar do processo de seleção deve ser enviado um breve currículo e texto de intenção para o e-mail jussarajxavier@gmail.com até 15 de abril. São apenas 25 vagas. Com duração de sete meses, o programa engloba três ações complementares: duas oficinas gratuitas, a concessão de uma bolsa de estudo/criação e a realização de uma mostra dialogada.

Oficinas com Marina Abib e Diogo Granato

A primeira etapa do projeto será realizada nos dias 24, 25 de abril e 01 e 02 de maio, das 10h às 18h, por meio da plataforma Zoom. As oficinas de Dança Acrobática + Improviso Cênico + Experimento em videodança têm condução dos artistas Marina Abib e Diogo Granato.

– Os artistas-professores Marina Abib e Diogo Granato foram escolhidos em função de suas propostas pedagógicas, as quais desafiam padrões mentais e motores, além de propor relações inéditas e diretas entre o modo de aprender e o de fazer dança. As atividades planejadas visam a realização de experiências de transformação do corpo -, explica Jussara.

Na segunda parte do cronograma serão escolhidos dois artistas residentes em Florianópolis que irão receber a bolsa de estudo e criação. Os participantes contarão com orientação exclusiva da pesquisadora, durante quatro meses, para elaborar um trabalho de pesquisa inédito na cena artística.

– Ao solicitar que os participantes das duas oficinas formulem suas próprias propostas investigativas por escrito (um pré-requisito para escolha daquele que receberá uma bolsa de pesquisa-criação), o projeto fomenta uma cultura empreendedora e incentiva os artistas a buscarem outras possibilidades de desenvolvimento e continuidade para suas carreiras e trabalhos em dança -, pontua.

Solo pronto, chegou a hora do artista encontrar a sua plateia. A apresentação será uma oportunidade de expor o trabalho e abrir espaço para a discussão de danças/ideias, fomentando não só a produção de conhecimento, mas a formação do público. O Laboratório Dança e Corpo ainda oferece uma oficina de Elaboração de Projetos Culturais com o objetivo de dar acesso aos mecanismos da escrita, formulação e enquadramento de propostas em editais de apoio às artes. Como o que viabilizou esse projeto por meio do Fundo Municipal de Cultura 2020.

LABORATÓRIO CORPO E DANÇA
Etapa 1: 24 e 25 de abril e 01 e 02 de maio de 2021, 10h às 18h
Oficinas: Dança Acrobática + Improviso Cênico + Experimento em videodança
Com Marina Abib e Diogo Granato
GRATUITO. On-line via ZOOM
25 vagas, p/ estudantes e profissionais das artes do corpo residentes em SC, idade acima de 16 anos.
Inscrição/Seleção/Info.: enviar breve currículo/texto de intenção até 15 de abril de 2021,  para jussarajxavier@gmail.com

Haverá seleção de artista(s) residente(s) em Florianópolis p/ receber duas bolsas de pesquisa solo e orientação de Jussara Xavier, coordenadora do projeto, durante 4 meses.

Botão Voltar ao topo