Rio Grande do Sul

Biblioteca Solidária chega a mais de 80 crianças e adolescentes de Bento Gonçalves

Com o objetivo de incentivar a leitura junto a comunidade, a Biblioteca Pública Castro Alves iniciou a implementação do projeto Biblioteca Solidária. Tendo como lema “Um ato de amor e literatura!”, a equipe da instituição seleciona um bairro e entrega kits contendo com um artigo de literatura (como livros, gibis) mais iguarias como chocolates, doces, em dias festivos como a Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

Neste fim de semana quem recebeu a visita da Biblioteca foi o bairro Progresso III. A equipe da instituição contemplou 40 famílias e 88 crianças e adolescentes. De acordo com Cláudia Reffati, Benatto a recepção “foi muito acolhedora. Agradeceram e elogiaram essa aproximação que a Biblioteca está tendo neste período da pandemia. Uma forma de aliviar a dor é levando a leitura para elas. O chocolate é simbólico, o objetivo é o incentivo à leitura”.

Paula Porto observa a importância de se fazer um levantamento, por meio deste projeto, da realidade de cada bairro: “inicialmente entramos em contato com um representante do bairro. Assim, sabemos em quais casas teremos que ir, que idades eles têm e quantidade de criança em cada casa. E o nosso primeiro bairro que vamos visitar vai ser o Progresso e chegar de surpresa para evitarmos marcar um dia e horário e gerar aglomeração”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “essa é uma forma de descentralização das ações da Cultura e da Biblioteca Pública Castro Alves. É promover o acesso cultural que possa promover uma maior integração com a população, estreitando as relações com as pessoas que estão distantes, territorialmente falando, da Biblioteca. Dessa forma, abre-se espaços de fruição cultural”.

Quem quiser conhecer o projeto Biblioteca Solidária e colaborar com doações de livros e/ou brinquedos, entre em contato com a Biblioteca Pública Castro Alves por meio do telefone (54) 3452.5344.

Botão Voltar ao topo