NotíciasRio Grande do Sul

Gramado sugere trajeto mais curto de acesso ao futuro aeroporto de Vila Oliva

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, acompanhado do secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado, Germano Junges, esteve nesta quarta-feira (7) na Prefeitura de Caxias do Sul para apresentação de novas opções de acesso ao futuro aeroporto regional de Vila Oliva. O objetivo do encontro, que contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, foi reunir as áreas técnicas das duas cidades, em caráter oficial.

Após amplo estudo de viabilidade técnica, a proposta apresentada pela Prefeitura de Gramado é um trajeto curto de aproximadamente 28 quilômetros entre o Centro de Gramado e o aeroporto em Caxias do Sul. “O estudo inicial previa a construção de uma ponte que seria totalmente inviabilizada em função do elevado custo para execução. Com a nova proposta estamos trabalhando com um projeto viável e de fácil edificação”, disse o prefeito Nestor.

Para o prefeito Adiló Didomenico, a vinda do prefeito Tissot pessoalmente a Caxias e o trabalho conjunto dos técnicos mostra o alinhamento dos municípios. “O aeroporto vai atender toda a Região e precisamos de ações e soluções conjuntas para que a concretização desse projeto tão esperado atenda as necessidades de todos os municípios beneficiados”. Adiló acrescenta que o acesso é uma obra importante que vai andar paralelamente à do aeroporto.

De acordo com a secretária de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, este é um trabalho que vem sendo desenvolvido já há algum tempo e esse encontro foi para reunir as áreas técnicas das duas cidades, em caráter oficial. “A principal questão foi avaliar perspectivas do tipo de estrada que é importante para Gramado e Caxias. Antes da definição de traçado propriamente, nosso trabalho se concentrou na classificação de estrada, a partir da identificação de uma estrada classe 2, que comporta trafego de ônibus, caminhões, mas não é uma via expressa”.

Técnicos da Prefeitura de Caxias do Sul farão uma visita ao local apresentado por Gramado, com equipes de topografia e equipamentos, para a definição do traçado da via.

Botão Voltar ao topo