Publicidade
Porto AlegreVariedades

Poesia no Ling tem aula virtual e gratuita em homenagem a Charles Baudelaire

No mês que marca o bicentenário de nascimento de Charles Baudelaire, o projeto Poesia no Ling presta uma homenagem ao poeta, teórico e crítico parisiense com uma aula on-line e gratuita dedicada a sua obra. O evento virtual será comandado pelo professor de literatura e também poeta Diego Grando, que contará detalhes sobre a trajetória do rebelde, intenso e controverso autor, conhecido como um notório boêmio e precursor do movimento simbolista na França. Durante a aula ao vivo, o ministrante ainda dará voz a alguns dos poemas mais marcantes da obra do escritor, que também é considerado o fundador da poesia moderna. A atividade será transmitida pelo Instituto Ling no dia 14 de abril, quarta-feira, às 16h, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) foi um dos maiores poetas do século XIX, tendo influenciado decisivamente toda a poesia moderna. Rebelde, combateu a censura e a intolerância, sendo ao mesmo tempo controvertido e célebre no seu tempo. Em 1857, ao lançar As Flores do Mal, livro com os seus mais belos poemas, foi acusado pela lei francesa de atentar contra a moral. Após a sua morte, a obra se tornou, no Ocidente, a mais influente coletânea de poemas dos últimos séculos.

Publicidade

Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é mestre em Teoria da Literatura – Escrita Criativa pela PUCRS e doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Poesia, por Spoilers. Desde 2013, integra o elenco do Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

O Poesia no Ling realiza mensalmente encontros dedicados à poesia, ministrados ao vivo por diferentes professores da área, em homenagem a grandes personalidades da literatura mundial. Somente neste ano, o projeto já teve aulas com Sergius Gonzaga falando sobre a obra de Ferreira Gullar, e Pedro Gonzaga apresentando a polonesa Wislawa Szymborska. As edições anteriores podem ser assistidas gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural). Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA
Poesia no Ling
Diego Grando apresenta a obra de Charles Baudelaire
Dia 14 de abril, quarta-feira, às 16h, em plataforma digital
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
institutoling.org.br
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo