NegóciosPorto Alegre

CDL POA terá espaço de destaque no Instituto Caldeira

Nesta quinta-feira (8), o Instituto Caldeira recebeu a visita dos membros da diretoria e executivos da CDL POA em suas instalações. No local, a Entidade terá um espaço exclusivo onde desenvolverá projetos inovadores para o varejo. Integrada ao hub de inovação, a CDL POA terá a oportunidade de tangibilizar a inovação, desenvolvendo novos produtos e conectando o varejo com a nova economia.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, explica que, diante de um cenário tão desafiador para o varejo, a presença da Entidade dentro do Instituto Caldeira é a materialização de uma pauta extremamente positiva para o setor: “A partir desta iniciativa, vislumbramos tempos melhores e um futuro promissor para o setor como um todo. Estar integrado a este hub de inovação nos impulsiona ainda mais para cumprirmos nosso propósito de sermos e oferecermos soluções inovadoras aos nossos associados e aos nossos parceiros de negócios, além de representar o aprendizado constante e a oportunidade de troca de experiências e conhecimentos com um grande número de pessoas e empresas”.

Entusiasta do projeto, Alcides Debus, que esteve à frente da Entidade entre os anos de 2016 e 2019, acrescenta que, desde os primeiros passos, a iniciativa vem construindo uma teia complexa que entrelaça a inovação e a tecnologia e que propiciará um salto de crescimento para o mercado gaúcho em geral. “A entrega, ainda que simbólica, do espaço físico da CDL POA dentro do Instituto Caldeira representa um novo momento de grande perspectiva para a nossa Entidade que, tem em seu DNA a Inteligência de Dados e uma grande vocação para a Inovação Tecnológica”, detalha Debus.

Diante do propósito de impulsionar a economia do Rio Grande do Sul, através da inovação, o superintende da CDL POA, Maico Renner, pondera a relevância de um ambiente colaborativo e na capacidade que o ecossistema de inovação tem de estabelecer conexões. “A Entidade, por meio dos mais de 13 mil estabelecimentos comerciais de seus associados e das 130 Entidades Representativas que compõem a sua Rede de Parceiras, participará ativamente das atividades diárias e dos projetos do Instituto Caldeira”, salienta Renner.

A adesão da CDL POA como sócia-fundadora desta iniciativa é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Entidade há mais de dois anos, quando determinou como drive estratégico a inovação. Segundo o gestor de Marketing e Inovação da CDL POA, Rafael Guerra, um amplo programa foi desenvolvido para mapear mais de 200 startups de todo o País, com soluções para o setor. “Agora vamos avançar ainda mais na aproximação das startups e de novas soluções, com o aprendizado diário e a vivência dentro do ecossistema”, finaliza Guerra.

O Instituto Caldeira é um dos maiores hubs de inovação do Sul do País e está localizado no 4º Distrito de Porto Alegre, pretendendo ser um importante símbolo da cena empreendedora e inovadora gaúcha. Junto à CDL POA, participam da fundação empresas como Gerdau, Lojas Renner, Sicredi, Intercity Hotels, Cyrella Goldstein, Grupo RBS, entre outras. No total, a área terá cerca de 12 mil metros quadrados, na primeira fase, e poderá chegar a 50 mil metros quadrados, nas próximas. A meta é reunir, quando o projeto estiver no auge, até 3 mil pessoas trabalhando por ações de inovação, em empresas de todos os portes.

Participaram do encontro membros da CDL POA – o presidente Irio Piva, o ex-presidente Alcides Debus, o superintende Maico Renner e o gestor de Inovação e Marketing Rafael Guerra -, além dos representantes do Instituto – o diretor-executivo, Pedro Valério, e o conselheiro Frederico Renner Mentz.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo