Rio Grande do Sul

Gramado inicia a vacinação contra a gripe na segunda-feira; saiba onde se vacinar

A Secretaria da Saúde de Gramado inicia na segunda-feira (12), a 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com público-alvo estimado em 14.915 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

A campanha vai até o dia 9 de julho. Diferente de anos anteriores, em 2021, a vacinação contempla diferentes grupos, iniciando pelas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Segundo a Secretaria da Saúde, Gramado recebeu inicialmente 1.320 doses que serão distribuídas entre diferentes pontos de vacinação do município. “O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, explica o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.

A Vigilância em Saúde informou que vai aproveitar a campanha de vacinação contra a influenza para atualizar a caderneta de vacinação para outras doenças, como sarampo e febre amarela.

Covid-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A ação de imunização contra a influenza é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Portanto, deve ser mantida, apesar de todos os desafios frente a circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999.

Grupos prioritários

Nesta campanha, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Confira os locais de vacinação

Estratégia Saúde da Família Vila Olímpica, na Várzea Grande

Horário: 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30

Estratégia Saúde da Família Nailor Nilton Balzaretti, no Pórtico II

Horário: 8h às 11h e das 14h às 16h30

Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta

Horário: 7h30 às 11h e das 13h às 16h

Unidade Básica de Saúde CAIC, no bairro Moura

Horário: 8h às 11h e das 14h às 16h30

Centro Municipal de Saúde (Postão)

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Botão Voltar ao topo