SaúdeVariedades

Márcia Selister conversa com Amanda Costa sobre “O feminino na Astrologia: arquétipos e ciclos da vida”

Menopausa Sem Vergonha

Nesta sexta-feira (09 de abril), ao meio-dia, a educadora física, professora de yoga e yoga dance Márcia Selister conversa com a astróloga Amanda Costa, que também é astropoeta, escritora, professora, terapeuta floral e doutora em literatura brasileira. O tema será O feminino na Astrologia: arquétipos e ciclos da vida.

A mulher tem suas fases, como a lua, como a natureza e como as estações do ano, assim como cada uma possui uma habilidade única para lidar com a vida. Durante a live serão abordados os quatro arquétipos femininos: da feiticeira; da mãe; da donzela e da anciã, e algumas questões como: Como a mulher na menopausa enfrenta esse novo ciclo? Qual o arquétipo que predomina nessa fase?

A live integra o projeto Menopausa sem Vergonha e será transmitida no instagram @meioseculodemulher

Projeto propõe desmitificar a menopausa e torná-la mais leve para as mulheres

Desde os cinquenta anos Márcia Selister vive uma reconstrução diária e uma revolução interna. Motivada por reflexões, criou o instagram @meioseculodemulher, espaço de (re)conhecimento.
Nesse processo, surgiu a ideia de abordar temas inerentes ao amadurecimento. E, dentre as muitas mudanças que o tempo traz, uma das mais significativas na vida das mulheres é a menopausa – um momento delicado cuja a maior dificuldade é a falta de informação. O desconhecimento sobre essa fase é grande e permeia todas as classes sociais. “É um misto de negação, medo e vergonha de nossa parte. E uma reação de desconforto da parte de quem nos ouve falar dela”, observa.

Pensando em dividir experiências, buscar respostas e difundir conhecimento sobre a menopausa, Márcia concebeu o projeto Menopausa Sem Vergonha, “um espaço de escuta, mais do que de fala. Esse projeto é para compartilharmos saberes e vivências e nos ouvirmos com afeto e respeito”, segundo sua idealizadora.
A partir de uma pesquisa realizada com mulheres entre 18 e 84 anos, Márcia levou as questões mais recorrentes para lives com profissionais da área de saúde da mulher, em conversas sobre os efeitos do climatério e da menopausa. Lançado em outubro de 2020, o projeto já recebeu psicanalista, ginecologista, nutricionista, terapeuta pélvica, geriatra, entre outras especialistas convidadas que têm dedicado seus estudos a essa fase da vida das mulheres.

O projeto ganhou um perfil próprio no Instagram, o @menopausasemvergonha, onde as informações estão todas reunidas. Márcia tem planos de expandir as ações do projeto para que mais grupos de mulheres tenham acesso a essas informações. Para tanto, busca novas parcerias e captação de patrocínios. Maiores informações com Cecília Daudt através do (51) 99236-6951.

Botão Voltar ao topo