EmpregoPorto AlegreRio Grande do Sul

Porto Alegre amplia abertura de vários segmentos nos finais de semana

O comércio não essencial e o setor gastronômico poderão abrir aos finais de semana e terão o horário de funcionando ampliado em Porto Alegre. Academias e esportes individuais e em duplas também terão alterações.

O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, na tarde desta sexta-feira (9). Um decreto deve ser publicado ainda hoje e as medidas valem a partir deste sábado (10). No documento também deverão constar reforço nos protocolos sanitários e na fiscalização.

Nesta semana, o prefeito Sebastião Melo esteve reunido com o governador Eduardo Leite e participou, na quinta-feira (8), da reunião virtual do Gabinete de Crise do Governo do Estado. Os secretários municipais de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach; de Segurança, Mário Ikeda; o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, e a diretora-geral do Hospital de Pronto Socorro, Tatiane Breyer, participaram de uma videoconferência com a equipe do Comitê Científico Estado para discutir protocolos e possíveis alterações no funcionamento das atividades.

O secretário Sulzbach afirma que a prefeitura intensificou os protocolos sanitários e a rigidez da fiscalização quando aderiu ao Plano de Cogestão Regional e que a ampliação dos horários é fundamental para que a cidade encontre o equilíbrio entre a saúde a preservação do emprego e renda. “A retomada segura das atividades econômicas será possível com o comprometimento da população e empresários em seguir os protocolos sanitários”, destaca Sulzbach.

Principais mudanças previstas no decreto estadual

Supermercados, farmácias e serviços essenciais – Permitido todos os dias. Pode receber clientes presencialmente sem restrições de horário, desde que com restrições de distanciamento.

Comércio não essencial – Permitido todos os dias: das 5h às 20h. Pode receber clientes presencialmente com restrições. Das 20h às 5h, somente delivery.

Restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias – Permitido somente para refeições. Proibido happy hour. De segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, pode receber clientes presencialmente, com restrições. Ingresso até as 22h e saída até as 23h. Das 22h às 5h, somente delivery.
Sábado, domingo e feriado: das 5h às 15h, pode receber clientes presencialmente, com restrições. Ingresso no estabelecimento até as 15h e saída até as 16h. Das 15h às 20h, atendimento pode ser feito por delivery e pegue e leve. Das 20h às 5h, somente delivery.

Feira livre de comércio não essencial – Autorizado comércio de produtos não essenciais, como artesanato, em feiras livres, com distanciamento de 3 metros entre barracas, controle de acesso e de fluxo de acesso às bancas.

Esportes individuais ou em dupla – Autorizados os jogos de no máximo quatro pessoas, sem contato, sem público, com agendamento prévio e intervalo mínimo de 15 minutos entre os jogos para higienização.

Academias – Permitido todos os dias das 5h às 22h. Limite máximo de uma pessoa para 16 metros de área.

Transporte coletivo – Limite de passageiros transportados em cada veículo será o número de assentos e até 10 passageiros em pé em ônibus comuns e 15 em ônibus articulados.

*Decreto ainda a ser publicado pelo Governo do Estado

Botão Voltar ao topo