Santa Catarina

Semana da Parteira da Maturidade aborda climatério e a maturidade feminina

A série de lives ocorre de 12 a 16 de abril, às 19h, no Youtube e Instagram do CIMM. Abertura será nesta segunda-feira (12) com o tema “Cuidado Integral da Mulher Madura” e participação especial da doutora em Sociologia e Professora Isabelle Anchieta, autora da trilogia “A Imagem da Mulher no Ocidente”

A menopausa é um assunto pouco discutido e bastante temido pelas mulheres. Não à toa. Numa lógica cultural fortalecida pelo padrão do mercado, que trata o envelhecimento da mulher como um processo negativo e que deve ser disfarçado no corpo, nos fios grisalhos que teimam nascer, nos sinais de transformação encarados como ameaças à saúde da mulher.

O assunto será abordado na Semana da Parteira da Maturidade, que ocorre de 12 a 15 de abril, às 19h. O evento gratuito é uma iniciativa do programa Cuidado Integral da Mulher Madura (CIMM) com foco na autonomia de escolha em benefício da saúde. Idealizado pela doutora em arte- educação Adriana Mirã-Cunha, a série de cinco lives apresenta o curso de aprofundamento integrativo na saúde da mulher madura, além das profissionais envolvidas na abordagem sobre climatério e maturidade.

“A Semana das Parteiras da Maturidade é um evento gratuito que retratará o recorte de atuação de profissionais formadas pelo curso Cuidado Integral da Mulher Madura (CIMM), tecendo conteúdos exclusivos sobre o climatério e a maturidade. Escutamos muitas mulheres falando sobre se sentirem inseguras em relação aos cuidados do corpo durante a menopausa. Há muita desinformação, depreciação e estigma. Nossa vontade é a de que toda mulher madura possa vivenciar a travessia climatérica com plenitude e segurança em suas escolhas”, defende Adriana.

A abertura com o tema “Cuidado Integral da Mulher Madura” será nesta segunda-feira (12), às 19h, com participação da professora e doutora em Sociologia Isabelle Anchieta, autora da trilogia “ A Imagem da Mulher no Ocidente”. De 13 a 15 de abril, as conversas ao vivo ocorrem no perfil do projeto no Instagram @cimmsocial, onde serão discutidos aspectos pessoais e sociais sobre a experiência partilhada: aprendendo e desaprendendo sobre a maturidade feminina.

Em 16 de abril, às 19h, o Encontro Vivencial transmitido pelo Youtube (necessária a inscrição) oferece conteúdos exclusivos, práticas terapêuticas e roda de conversa sobre o climatério, apresentação da cantora e iniciadora vocal Cida Airam, sorteios de livros, oráculos e atendimentos individuais. Inscrições no link: https://bit.ly/ParteirasdaMaturidade

Mulher Madura com orgulho

Quando entrou na menopausa, aos 44 anos, Adriana sentiu no “corpo” o preconceito em relação à idade e aos processos naturais que ocorrem nesta fase na vida de toda mulher. A partir daí iniciou uma trajetória empírica e pessoal que resultou na elaboração do curso Cuidado Integral da Mulher Madura (CIMM).

“Mergulhei em mim, busquei pesquisas científicas que acabaram revelando muitas atrocidades pelas quais mulheres passam, desde terapias hormonais desmedidas até histerectomias benignas desnecessárias. Os dados levantados são alarmantes. Ou seja, há um mundo a ser revelado na experiência menopausa, que não é uma condição isolada minha, mas de muitas mulheres. Desde então venho vivenciando minha travessia da menopausa pesquisando no corpo todos os “sinais” que ele envia, em relação a tudo que é descrito pela medicina convencional”, explica a arte-educadora.

O curso, ancorado pela Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ – SC e o Instituto de Educação Superior Mirassol, está com inscrições abertas e ocorrerá online via plataforma pelo Zoom, entre Maio/21 e Setembro/22. O cronograma é dividido em 16 encontros mensais, em dois modelos: Pós-graduação e Aperfeiçoamento. Mais informações visite www.cimmsocial.com ou nas mídias sociais @cimmsocial (Instagram) e https://www.facebook.com/cimmsocial Contato: cimmsocial@gmail.com

Botão Voltar ao topo