Canoas: vacinação contra a gripe inicia com boa procura

A segunda-feira (12) foi marcada pelo início da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Neste ano, a primeira fase, que se estenderá até 10 de maio, é destinada a crianças a partir de seis meses e com menos de seis anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde e indígenas.

Em Canoas, a vacinação ocorre, a partir das 13h, nas 27 unidades básicas de saúde. Pela manhã, das 8h às 12h, os locais seguem com a aplicação das segundas doses da vacina contra a Covid-19 para idosos e profissionais de saúde. O escalonamento de horário busca atender com segurança os públicos das duas campanhas.

A procura pela vacina da gripe nas unidades de saúde foi acima do esperado para o primeiro dia, segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Canoas, Elisiane Amorim. “Tivemos uma ótima adesão”, afirma. Até o final da tarde, mais de 740 pessoas do grupo prioritário haviam sido imunizadas.

Em função da vacinação contra a Covid-19, para evitar conflito entre as duas campanhas, os idosos serão contemplados na segunda fase, a partir de 11 de maio. Estão previstas mais duas etapas. A campanha se estende até o dia 9 de julho.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário das duas campanhas, como idosos e profissionais de saúde, tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a da gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias. A prioridade deve ser para a aplicação da vacina contra a Covid-19, devido à gravidade da pandemia.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta que as duas vacinas são fundamentais para ajudar a evitar complicações respiratórias. Para se vacinar contra a gripe, os trabalhadores de saúde devem apresentar um comprovante profissional, como carteira do conselho de classe da respectiva atividade ou carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício.

Onde se vacinar

Nas 27 unidades básicas de saúde e clínicas de saúde da família (confira os endereços abaixo)

Cronograma de vacinação

1ª etapa: 12 de abril a 10 de maio

2ª etapa: 11 de maio a 8 de junho

3ª etapa: 9 de junho a 9 de julho

Localização das unidades de saúde

Sair da versão mobile