Santa CatarinaVariedades

Prorrogadas as inscrições para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Nova data é 30 de Abril; serão admitidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina

Foi prorrogado o prazo final para inscrições de filmes na 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que será realizada de 16 a 24 de outubro deste ano. O evento é um dos festivais mais importantes do segmento no país e uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude. Agora realizadores e realizadoras podem submeter seus filmes gratuitamente pelo site da Mostra – www.mostradecinemainfantil.com.br até o dia 30 de abril.

“Estamos passando por uma situação muito delicada no Brasil, mas mesmo assim entendemos que é muito importante que o maior número de realizadores inscrevam seus filmes. O nosso objetivo é, acima de tudo, fazer da Mostra um evento que traga alegria e esperança para as crianças, famílias e educadores e valorize o audiovisual e a cultura”, afirma Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra, sobre a prorrogação.

Serão admitidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros, com duração de até 20 minutos, que privilegiem o público infantil. Os filmes selecionados serão exibidos na Mostra, sendo que os internacionais terão sessão especial com dublagem em português.

Os critérios para a seleção anunciados pela curadoria são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

Os selecionados para a Mostra 2021 serão anunciados em meados de maio, no site do evento.

Melhor filme nacional receberá prêmio de R$3.000

Todos os curtas selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional, que premiará o Melhor Filme, escolhido por Júri profissional, com o valor de R$3.000,00.

Os vencedores nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, ambos escolhidos por voto popular, e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil, receberão certificado e troféu como forma de reconhecimento.

Mostra 2021: edição comemorativa

A edição comemorativa de 20 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada de 16 a 24 de outubro. A data, segundo a coordenação do festival, foi escolhida pelo fato de Outubro ser o mês que homenageia as crianças e por permitir avaliação criteriosa do cenário pandêmico até lá.

A 20ª Mostra deve acontecer de forma híbrida: presencialmente (se for seguro), com mostras itinerantes para alunos de escolas públicas e comunidades da Grande Florianópolis – Santa Catarina, e virtualmente, em canal exclusivo da Mostra de Cinema Infantil e por uma plataforma de streaming a ser selecionada.

Além das mostras competitivas, oficinas e shows, o festival exibe curtas e longas-metragens convidados de vários países. Também realiza o Encontro Nacional de Cinema Infantil e Fórum de Cinema e Educação.

“Em 2020 tivemos um público durante o evento de 20 mil pessoas. Em 2021 queremos beneficiar mais pessoas, porque já tivemos a experiência do ano passado e agora temos mais ferramentas para alcançar um público bem maior”, afirma Luiza.

Em 2021, a Mostra comemora 20 anos e o clima é de celebração pela trajetória realizada.

“Nos últimos 20 anos colocamos o audiovisual brasileiro para crianças e jovens na pauta anualmente: todos os anos chamamos a atenção para que o país e o mercado do audiovisual prestasse atenção neste público. Não só por causa da formação de plateia, mas em nome do desenvolvimento da cidadania. Uma criança que vê na tela a cinematografia do seu país e de países diferentes terá uma consciência maior e mais crítica sobre tudo”, conclui Luiza.

Serviço

  • Inscrições para a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – até 30 de Abril de 2021
  • Formulário de admissão de filmes e regulamento: www.mostradecinemainfantil.com.br
  • 20 ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – 16 a 24 de Outubro de 2021
Botão Voltar ao topo