Santa CatarinaVariedades

Cinema: Edital Pirilampo Criativo Lab reúne 22 produções de 12 estados brasileiros

Aberta votação dos melhores curtas sobre a primeira infância

Está aberta a votação para escolher as melhores produções do 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo Lab, edital promovido pela Usina da Imaginação, de Santa Catarina, para incentivar o olhar sobre essa fase da infância e enfatizar o cuidado e acolhimento das crianças para o pleno desenvolvimento.

Participam do concurso 22 curtas-metragens produzidos entre março e início abril deste ano pelos contemplados na seleção, dentro do protocolo da pandemia e com tecnologia acessível. Todos estão disponíveis na página da Usina da Imaginação, com votação até 21 de abril, um dia antes de serem anunciados os vencedores.

As produções, todas de baixo orçamento, giram em torno das temáticas “Pai presente”, ressaltando a importância da participação dos homens na vida e no cuidar de seus filhos nos primeiros anos de vida; e “Natureza de brincar”, com foco na importância do convívio e livre brincar de crianças de 0 a 3 anos na natureza.

Os vídeos foram realizados em diferentes contextos sócio-culturais de 12 Estados do país, como em grandes cidades, na periferia e em agrupamentos indígenas, trazendo uma diversidade de abordagens da primeira infância.

“O processo foi desafiador, por ser todo a distância, mas na mesma proporção rico, porque conectou pessoas de diferentes realidades do Brasil”, observa a cineasta e antropóloga Rita de Cácia O. da Silva, diretora da ONG Usina da Imaginação, que deu oficina e mentoria para o grupo.

Cinco oficinas fizeram parte do trabalho no mês de março, além de mentorias com diretores e cineastas que orientaram a produção dos curtas. O 3º LAB de Campanhas da Primeira Infância – Pirilampo Criativo Lab tem financiamento da Bernard van Leer Foundation.

Júri de profissionais e voto popular irão eleger os vencedores

Os curtas de até 15 minutos serão escolhidos por um júri de profissionais ligados ao Pirilampo Criativo Lab, por crianças convidadas e por votação popular – vote AQUI.

O primeiro lugar será premiado com uma câmera profissional de entrada com lente e microfone shotgun; o segundo colocado ganhará um smartphone com sistema multicâmera, tripé e microfone lapela; e o terceiro lugar levará um smartphone com sistema multicâmera.

Serviço:

  • Votação dos melhores filmes do Pirilampo Criativo Lab – de 12/4 a 21/4 pelo https://usinadaimaginacao.org/votacao
  • Anúncio dos vencedores em 22/04 pelo https://usinadaimaginacao.org/votacao/
  • Estados que participam do Pirilampo Criativo Lab: PA, AM, MG, RJ, SP, PE, AL, SE, RS, SC, RN, CE

Sobre a Usina da Imaginação

A ONG Usina da Imaginação funciona há vinte anos pelo trabalho da antropóloga Rita da Silva e do filósofo Kurt Shaw e foi oficializada em 2016, em Florianópolis/SC. A ONG realiza pesquisa, formação, produção de iniciativas culturais, desenvolvimento de produtos audiovisuais e mobilização comunitária para processos de valorização e transformação cultural em diferentes meios, envolvendo especialmente crianças e jovens.

A Usina da Imaginação está à frente do Pirilampo Criativo Lab, um laboratório de campanha para a primeira infância que tem como meta criar material para motivar mudanças de comportamento na área da primeira infância, fortalecer a sociedade civil e dialogar com gestores motivando políticas para esse setor. A principal ferramenta do Lab é o audiovisual.

Dois outros laboratórios de campanha foram feitos em 2018 e 2019, tendo como participantes crianças das periferias de Recife, que também aprenderam todo o processo de produção audiovisual. Resultado desse processo são o videoclipe “Bebezinha”, e o filme “Rua de Crianças”, entre outros. O Pirilampo Criativo Lab conta com o apoio da fundação holandesa Bernard van Leer.

Usina da Imaginação no YouTube https://www.youtube.com/user/CityofRhyme

Botão Voltar ao topo