Porto Alegre

Porto Alegre: associações podem agendar reunião para discutir programa de reabilitação urbanística do Centro

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), responsável pelo programa de Reabilitação Urbanística do Centro Histórico, amplia as formas de contribuição da sociedade civil organizada para elaboração do projeto final a ser apreciado pela Câmara de Vereadores. A partir desta sexta-feira, 16, até 18 de maio, entidades, associações e grupos organizados ligados ao Centro da Capital podem agendar uma reunião com a equipe da Diretoria do Planejamento Urbano da Smamus para discutir o programa. Para isso, é preciso entrar em contato pelo e-mail planodiretor@portoalegre.rs.gov.br.

“Nosso objetivo é conversar com todos os setores interessados em reerguer o Centro Histórico para apresentar nosso projeto e colher contribuições positivas para chegar ao modelo ideal que contemple o morador, o comerciante, o empresário, enfim, o porto-alegrense”, explica a diretora Patrícia Tschoepke.

Para participar de forma individual, é preciso preencher o formulário da Consulta Pública sobre o tema até o dia 10 de maio. Até agora, mais de 600 pessoas já responderam ao questionário. “Este alto número representa o engajamento da população em participar da discussão”, afirma Patrícia.

Neste mesmo período, acontecem as reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube. Várias secretarias atuam, em conjunto, num programa macro para o Centro Histórico, coordenados pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Cabe à Smamus a elaboração de um Plano Diretor específico para o Centro Histórico que envolva questões urbanísticas, como altura dos prédios, recuo, uso misto de edificações e espaços públicos.

Botão Voltar ao topo