Porto AlegreVariedades

História e arte do Cemitério da Santa Casa de POA são tema de debate

A história e a arte do Cemitério da Santa Casa de Porto Alegre será tema de live, às 19h do dia 20 de abril, transmitida no canal do YouTube do CHC Santa Casa. O Cemitério da Santa Casa é o mais antigo cemitério em atuação no sul do Brasil e, em 2021, comemora 171 anos de muita história e compromisso social.

Em suas alamedas, guarda um riquíssimo acervo de esculturas e monumentos funerários, confeccionados em mármore, bronze, granito e outros materiais. Personalidades públicas, como o Presidente do Estado Julio de Castilhos, artistas como Teixeirinha e Iberê Carmargo, a escritora e poetisa Lila Ripoll e mais proeminentes figuras conhecidas, estão sepultadas no local. Nessa Live, o especialista em arte cemiterial, Arnoldo Doberstein, apresenta aspectos da história da arte funerária através de monumentos existentes no Cemitério da Santa Casa.

A atividade será ministrada por Arnoldo Doberstein, professor e pesquisador de História Antiga, História da Arte e Cultura Artística. Para participar, é necessário realizar inscrição (gratuita) em sympla.com.br/CHCSantaCasa.

Serviço:

  • História e Arte: Cemitério da Santa Casa de Porto Alegre: 171 anos
  • 20 de abril, às 19h
  • Transmissão ao vivo no canal do YouTube do CHC Santa Casa
  • Gratuito, mediante inscrição no Sympla

Sobre o CHC Santa Casa:
O CHC Santa Casa surgiu em 2014 com uma missão nobre, desafiadora e fundamental: levar cultura, educação e história à toda comunidade, preservando e valorizando o patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O Centro Cultural oferece uma programação com infinitas narrativas e conta com museu, teatro, arquivo histórico, biblioteca, sala de aula, salas de múltiplos usos, loja e bistrô. O CHC Santa Casa tem o Patrocínio de Da Mata, Vipal, Agrogen, Dorf Ketal, White Martins, Docile, Sulina, Madesa, BRDE, Martinelli, Stihl, Benoit, Savar, Medlive, Marcher, Doctorclin, Unicasa e Favorit. Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Mais informações em: www.chcsantacasa.org.br.

Botão Voltar ao topo