Santa CatarinaVariedades

Oficina virtual para a meninada Criar, Dançar e Contar

Criançada de 7 a 12 anos pode se inscrever gratuitamente na oficina virtual que irá oferecer atividades de teatro, dança, yoga, desenhos, contação de histórias e brincadeiras. Encontros ocorrem nos dias 01, 08, 15 e 22 de maio, das 16h às 17h, na Plataforma Zoom

Em tempos de isolamento social, a casa virou terreno fértil para “viajar” sem se deslocar por aí. A artista Monica Siedler conta que transformou a sala da sua morada em pista de dança, praia, cinema, sala de reunião. Literalmente voltou à época de criança quando montava cenários para roteirizar a dinâmica das brincadeiras. Fase que ocupou cavernas, comandou salões de beleza e conquistou novos planetas a bordo de uma nave espacial. Boas memórias.

“Na pandemia já fiz um monte de caminhos diferentes pela casa. Como uma criança, já dancei embaixo da mesa de jantar, me arrastei pelo chão como uma minhoca, dei cambalhotas, montei quebra-cabeça, fiquei emburrada e entediada, mudei tudo de lugar e coloquei de volta. E até peça de teatro agora eu faço dentro de casa”, brinca Monica.

Junto com a atriz e arte-educadora Loren Fischer, a dupla abre as inscrições para a oficina gratuita “Para Criar, Dançar e Contar”. O curso, voltado para crianças de 7 a 12 anos, tem como objetivo estimular a experiência artística e criativa das/os pequenas/os participantes. Serão quatro encontros que vão ocorrer virtualmente nos dias 01, 08, 15 e 22 de maio, das 16h às 17h, via Plataforma Zoom. As inscrições encerram em 24 de abril pelo link linktr.ee/Ensaioparaalgo

“Me encanta a facilidade que a criança tem de subverter lógicas, de inventar brincadeiras, de criar possibilidades poéticas e de embarcar na imaginação. A ideia principal dos encontros é que sejam momentos de interação, brincadeiras e invenções. E que o espaço da oficina seja prazeroso e leve, como se fosse uma suspensão desta realidade caótica e triste que estamos vivenciando. É interessante ter um adulto por perto, para auxiliar a criança em qualquer situação que ela precise. Pois nós vamos estar juntos, mas não no mesmo espaço”, explica Loren.

Dinâmicas

Teatro, dança, yoga, desenhos, contação de histórias, brincadeiras. Vale tudo para criar um espaço coletivo de troca, diversão e invenção. O passaporte é a imaginação. A oficina está estruturada em seis momentos: Chegada, Combinados, Respiração, Aquecimento, Dinâmicas, Jogos, Brincadeiras e Relaxamento.

“Estas linguagens são nossas ferramentas para desenvolver os encontros. A partir delas é que vamos propor os jogos, as dinâmicas e brincadeiras. Então, a oficina vai começar com cada participante entrando em contato com a própria respiração, sentindo sua própria presença, seu corpo e força vital. Depois de uma pausa, que chamamos de chegada, pretendemos construir junto com as crianças este espaço da oficina, que não tem como objetivo ensinar algo, mas sim compartilhar um momento de encontro, diversão e criação coletiva”, esclarecem as autoras da ação.

Continuidade

A oficina integra o trabalho “ensaio para algo que não sabemos – por uma poética da existência” idealizado pelas artistas Daniela Alves e Karina Collaço. É uma ação de continuidade que tem como propósito incentivar a pesquisa, a formação, a difusão e a produção em dança no estado de Santa Catarina. O projeto dialoga com a potencialidade de ações que visam o compartilhamento de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado.

A programação é composta por uma série de atividades formativas – espetáculo, oficinas, residências, performance, mostra de processo, videoarte e bate-papos – que foram planejadas para serem realizadas mensalmente e idealizadas para contemplarem diferentes faixas etárias.

“Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019”

SERVIÇO:

  • O que?
    Oficina “Para Criar, Dançar e Contar” com Loren Fischer e Monica Siedler
  • Quando: 01, 08, 15 e 22 de maio, das 16h às 17h.
  • Onde: Via plataforma Zoom.
  • Inscrições: gratuitas.
  • Número de Vagas: 15
  • Link: linktr.ee/Ensaioparaalgo
Botão Voltar ao topo