Porto Alegre

Dmae avisa que poderá faltar água em bairros de Porto Alegre

Dmae setoriza redes e trabalha em duas estações na Zona Sul. Setorizar é dividir a rede distribuidora em seções menores e estanques

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue com a setorização de redes do sub-sistema Cascatinha-Catumbi. Nesta terça-feira, 27, as obras acontecem na rua Ventos do Sul esquina da Frei Albino Aresi, na Ventos do Sul com Félix Vieira, e na rua José Knijnik esquina da rua Joia. Poderá faltar água na Vila Nova, a partir das 9h, com retorno previsto à noite ou mais demorado nas partes altas da região. Na quinta-feira, 29, o serviço será na rua Gregório da Fonseca. O bairro Nonoai terá suspensão do fornecimento de água das 9h em diante, normalizando à noite. Se chover forte, os serviços poderão ser transferidos.

Setorização de redes de água – A setorização no sub-sistema Cascatinha-Catumbi começou há um ano. Abrange 194 km de redes de água nos bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai, Cavalhada e Vila Nova, beneficiando mais de 32 mil economias onde vivem cerca de 91 mil habitantes. O investimento é de R$ 7,27 milhões. Setorizar é dividir a rede distribuidora em setores menores e estanques, controlados por um macromedidor de vazão na entrada do setor, o que permite gerenciar eventuais perdas de água, reduzir a área de fecho durante os serviços na canalização e normalizar o abastecimento mais depressa depois de concluído o serviço.

Manutenção em estações na quarta e quinta-feira – Na quarta-feira, 28, a Estação de Bombeamento Santa Tereza 2 (rua Dona Gabriela, 350) vai receber um grupo motor-bomba e uma válvula. O abastecimento fica interrompido das 8h até o turno da tarde, no bairro Santa Tereza e na parte alta do Cristal. Na quinta-feira, 29, a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Belém Novo será desligada, a partir das 9h, para substituição de uma válvula. Poderá faltar água nos bairros Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista, Campo Novo, Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga, São Caetano e Vila Nova. A previsão é normalizar a partir da noite, podendo demorar mais nas partes altas da região. Esses dois serviços serão realizados em ambiente fechado, por isso não dependem do clima.

Entenda mais sobre os serviços do Dmae – Os serviços programados têm objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.

Aspecto da água – A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
Telefone 156 opção 2
Site: www.dmae.rs.gov.br
Aplicativo #EUFAÇOPOA
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
Whats: 51 99332-8170

Botão Voltar ao topo