NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: Escola do bairro Rincão promove Semana da Educação Fiscal

A conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos e como eles contribuem para o desenvolvimento da sociedade é o principal tema debatido durante a Semana da Educação Fiscal realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Jacob Kroeff Neto, do bairro Rincão. De 19 a 24 de abril, professores e estudantes realizam discussões e compartilham com a comunidade escolar conteúdos que tratam sobre temáticas como consumo consciente, economia e sonegação fiscal.

O material também pode ser conferido na página da escola no Facebook pelo endereço www.facebook.com/emefjacobkneto . “Estamos trabalhando a Educação Fiscal e Cidadania como projeto maior neste ano de 2021. A programação da semana visa refletir o assunto com toda a comunidade escolar, envolvendo todas as turmas, professores e famílias”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Tatiana Machado Dorneles, responsável pela programação junto da professora Janaina Alexandra de Assis.

O encerramento da semana será no sábado, às 10 horas, com o debate virtual “Educação Fiscal no Conselho Participativo”. A atividade é destinada à comunidade escolar e terá como convidados a professora Cidonia Busatta, coordenadora do projeto “Educação Fiscal, um assunto de escola”, da Secretaria de Educação (SMED), e Fernando Becker, da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ). Ambos integram o Grupo Municipal de Educação Fiscal (GMEF).

Educação Fiscal, um assunto de escola

Criado pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, desde 2017 o projeto “Educação Fiscal, um assunto de escola” busca sensibilizar estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino para o exercício da cidadania a partir do conhecimento sobre o papel social dos tributos. Por meio de formações com especialistas e trocas de experiências, a iniciativa tem como objetivo atingir, também, a comunidade escolar trabalhando de forma transversal questões fiscais e econômicas a partir de práticas cotidianas dos cidadãos.

Botão Voltar ao topo