Nesta quarta-feira (28), o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, a secretaria de Educação, Adriane Zorzi, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto apresentaram o cronograma para volta às aulas. Para rede particular está autorizada de forma imediata. A rede estadual irá informar o planejamento.
Na rede municipal o calendário de retorno ficou definido da seguinte forma: quinta-feira (29) para o Ensino Infantil, e segunda-feira (3) para o Ensino Fundamental e Médio.
Outras regras
O retorno dos alunos não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto. Os pais devem ficar atentos à orientação da escola.
As escolas deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, carteiras ou similares, uso de materiais individuais, e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
Estão permitidas, também, aulas de cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de arte e cultura e de música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares. Os outros setores seguem com os protocolos já estabelecidos na bandeira vermelha.