Porto AlegreRio Grande do Sul

Porto Alegre inicia testagem para Covid-19 de profissionais da educação municipal

Porto Alegre iniciou nesta quinta-feira (29), a testagem das equipes da educação para o retorno seguro às aulas na rede pública municipal. O prefeito Sebastião Melo e os secretários municipais de Educação, Janaina Andino, e da Saúde, Mauro Sparta, acompanharam a coleta dos primeiros testes na Escola de Educação Infantil Padre Luiz Pedrollo, no Partenon.

Os demais profissionais das 98 escolas municipais e 209 comunitárias serão testados nos laboratórios credenciados pela prefeitura, em estratégia que será comunicada a cada escola. A expectativa é testar até o dia 7 de maio cerca de 1600 professores e demais trabalhadores das instituições que entraram em atividade nesta primeira etapa de retomada das aulas. A medida em que mais séries forem incorporadas à rotina das escolas, novas rodadas de testagens serão efetuadas, com frequência ainda a ser definida.

O teste realizado é do tipo RT-PCR, que detecta a atividade do vírus no organismo, através de coleta feita com cotonete introduzido nas narinas para captar secreção naso-faríngeo, conforme explica o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter. “Essa é uma forma de baixo custo, que evita surtos. Com isso, teremos afastamentos do trabalho e internações desnecessárias, pois o teste identifica assintomáticos ou sintomáticos leves positivos, quebrando a cadeia de contágio”, diz Ritter.

São 24 locais, entre laboratórios privados e unidades de saúde, que realizam o teste através de convênio com a prefeitura. A lista está disponível neste link e também estará visível no voucher entregue ao profissional.

As ações de testagem fazem parte de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura para garantir um retorno seguro às escolas. Todos os protocolos sanitários deverão ser aplicados de forma rigorosa, observando aspectos como o distanciamento e a higiene, entre outros.

Entre os protocolos está o afastamento e testagem imediatos de qualquer pessoa que apresente sintomas gripais. Caso seja constatada a presença do vírus, todos os que são diretamente relacionados a esta pessoa também passarão por testagens.

Melo visitou ainda, na tarde desta sexta-feira, as escolas Tia Beth, na Bom Jesus, e Eni Medeiros, no Jardim Carvalho, ambas da Rede Calábria para acompanhar o retorno das atividades escolares.

Botão Voltar ao topo