Porto AlegreVariedades

Exposição comemorativa da Aliança Francesa em Porto Alegre está aberta ao público

Mostra está aberta ao público desde o dia 29 de abril, com visitação mediante agendamento prévio, e com máximo de 6 pessoas por vez, no Memorial do Rio Grande do Sul, seguindo protocolos sanitários

O público poderá conferir a Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico), com entrada franca. A visitação presencial seguirá os protocolos sanitários de segurança e prevenção à Covid-19 mediante agendamento prévio.

Eventos da Aliança Francesa de Porto Alegre ao longo dos anos

Com curadoria do Prof. Dr. em História da Arte José Francisco Alves, a exposição a exposição apresentará a trajetória da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA), destacando as principais contribuições da instituição para a difusão da aprendizagem e da cultura francesa e francófona. Ao longo dos 75 anos, a atuação da AFPOA mobilizou milhares de alunos e educadores, proporcionando a imersão e o ensino da língua francesa. A instituição também viabilizou o intercâmbio cultural com a vinda de diversos intelectuais e artistas franceses que participaram de eventos e atividades em Porto Alegre, bem como a ida para a França de jovens artistas e curadores gaúchos.

A AFPOA está presente na capital gaúcha desde a fundação da Associação de Cultura Franco-Brasileira, em 1945, e depois por meio do Centro Franco-Brasileiro, instituído em 1970, e até hoje o mantenedor da representação local da Aliança Francesa. Na exposição, o público poderá conferir de perto esse histórico a partir de uma linha do tempo, ilustrada com fotografias, documentos e registros na imprensa. Nas vitrines, serão apresentados documentos e iconografias originais, pertencentes à instituição e a terceiros.

A mostra comemorativa exibirá, ainda, um documentário inédito produzido especialmente para marcar a celebração dos 75 anos, com depoimentos de alunos, professores, dirigentes, personalidades, profissionais e artistas que vivenciaram a AFPOA. Já nas “Salas do Tesouro” do Memorial do Rio Grande do Sul, serão expostas obras de arte de artistas que, desde a década de 1950, participaram de exposições nas sedes da AFPOA ou em mostras externas organizadas pela instituição.

Visitação

A Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre estará aberta ao público de 29 de abril a 25 de junho de 2021, das 10h às 17h, com necessidade de agendamento prévio. O uso de máscara é obrigatório e a quantidade máxima será de 6 pessoas por vez, conforme as diretrizes de distanciamento social. A instituição conta com seguranças responsáveis pela medição da temperatura dos visitantes e dispõe de álcool em gel para sanitização das mãos. Entrada gratuita.

O agendamento pode ser realizado pelo e-mail memorial@sedac.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 32247159.

Abertura virtual da Exposição Comemorativa – 75 Anos da Aliança Francesa em Porto Alegre

Visitação presencial
De 29 de abril a 25 de junho de 2021, das 10h às 17h (capacidade máxima de 6 pessoas por sala).
Local:
Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90010-191
ENTRADA FRANCA

Botão Voltar ao topo