Rio Grande do Sul

Confira a programação do Viva Santa Maria 2021

Prefeitura lança o Viva Santa Maria 2021 com programação para comemorar os 163 anos do Município. Edição deste ano, que começou com música no sábado (1°), traz o tema #CelebreComCuidado e conta com atrações online e presenciais durante todo o mês de maio

No próximo dia 17 de maio, Santa Maria completa 163 anos. E, para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com as secretarias de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, lançou a programação especial do Viva Santa Maria 2021 na noite deste sábado (1°), na Floratta Casa de Eventos, em uma live transmitida pelo Youtube e pelo Facebook da Prefeitura. A abertura oficial contou com show de Daiane Diniz, Tiane Tambara e Rodrigo Cunha e teve a apresentação da jornalista Liciane Brun.

O tema do Viva Santa Maria 2021 é #CelebreComCuidado, reforçando os protocolos de saúde e segurança necessários durante a pandemia. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, apresentou a programação diversificada e deixou o convite para todos acompanharem e celebrarem o aniversário da cidade.

“Santa Maria é uma cidade que respira arte e cultura. É uma cidade que acolhe, e a prova disso é o número de pessoas que passam e de pessoas que ficam por aqui e constroem a sua vida no Coração do Rio Grande do Sul. Este aniversário, mais uma vez, pede cuidado, com e por todos nós”, ressaltou a secretária Rose.

Na oportunidade, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, apresentou, por meio de um vídeo, a programação para os amantes do ciclismo, que gostam pedalar por lazer, de uma maneira mais competitiva, ou até a passeio.

“No 1º Circuito Pedal e Cultura, os participantes devem passar por pontos turísticos e culturais do Município, mapeados pela Secretaria. Os pontos serão divididos por categorias, e os participantes poderão fotografar a passagem pelos pontos e submeter o resultado pelo site da Prefeitura”, convidou o secretário Gilvan Ribeiro, reforçando que será mais um momento especial para praticar o esporte e conhecer as belezas da cidade.

O Viva Santa Maria também marca a integração de várias secretarias, em benefício de um lugar muito apreciado pelos santa-marienses, que é o Perau, cuja estrada em meio à natureza passa por Santa Maria e a vizinha Itaara. Esta iniciativa, o ReviVa Perau, que está dentro da programação do aniversário da cidade, foi apresentada pela secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana.

“O ReViva Perau é uma intervenção que vai acontecer na Estrada do Perau, que é histórica e atrai visitantes e turistas. A iniciativa integra sete secretarias do Município e também a Prefeitura de Itaara, que vão trabalhar na revitalização das vias, limpeza, e vai culminar com um grande concurso cultural que vai atrair artistas para participar de um mural artístico, com uma intervenção artística nos três mirantes. É uma energia muito grande para deixar o local mais aprazível e em condições para a comunidade”, destacou a secretária Ticiana, dando seu recado no lançamento do Viva também por meio de um vídeo.

Os 163 anos de Santa Maria serão marcados com história, memória, inovação e criatividade. E, para falar sobre esses aspectos, o vice-prefeito Rodrigo Decimo gravou um vídeo em que destacou:

“Além de deixar meu abraço a todos, deixo meu presente. Neste mês de maio, iremos iniciar o projeto de revitalização do nosso Centro Histórico. E, para isso, precisamos da ajuda e da colaboração de todos, para poder tornar essa importante região da cidade, deixar o Centro Histórico um cartão-postal, ele merece”, anunciou o vice-prefeito.

Após, o prefeito Jorge Pozzobom, presente na Floratta Casa de Eventos, abriu oficialmente a programação de aniversário do Município, fez uma saudação a todos e citou o refrão “É preciso ter força”, da canção “Maria, Maria”, de Elis Regina, que havia sido interpretada por Daiane Diniz e Tiane Tambara.

“São 163 anos de Santa Maria, e estamos vivendo mais um ano diferente. Já passamos por esta dificuldade no ano passado, mas superamos com amor e alegria. Nós vamos prestar a nossa solidariedade às famílias das vítimas do coronavírus. Mas não vamos deixar de comemorar, celebrar, dar força e esperança para as pessoas que estão vivendo. Santa Maria é a que todos nós amamos. E, no dia 17 de maio, vai ser uma grande festa virtual porque nós queremos estar juntos, de coração”, disse o prefeito.

O Viva Santa Maria 2021 é uma promoção da Prefeitura de Santa Maria, tem o apoio da Emesul Decorando Bem, e patrocínio de Construtora Jobim, Companhia Riograndense de Saneamento e Governo do Estado do Rio Grande do Sul Novas Façanhas.

Confira a programação do Viva Santa Maria 2021:

– VacinArte: ações culturais em alguns pontos de imunização da cidade, com música e intervenções artísticas. Para muitos, tem sido uma celebração importante o momento da vacinação, pela reação das pessoas que irão se vacinar, por isso, a arte vai estar presente para legitimar ainda mais a marca dos 163 anos da cidade

– Viva os Livros: uma ação de promoção do livro e da leitura, que envolve 11 livrarias da cidade para incentivar a leitura e adiantar informações da Feira do Livro de Santa Maria, que ocorrerá no segundo semestre deste ano.

– 1º Circuito Pedal e Cultura: busca realizar uma ação esportiva, adequada ao momento atual, e que estimule o exercício físico, a integração dos ciclistas, e que valorize pontos de cultura da cidade. Uma ação inédita para os amantes do ciclismo, planejada pela Secretaria de Esporte e Lazer, o trajeto contempla paradas em mais de 30 pontos da cidade. Enquanto participam, os ciclistas também aproveitam para conhecer o roteiro cultural de Santa Maria. O Pedal da Cultura vai ocorrer de 15 a 30 de maio, e as inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (3), pelo site da Prefeitura, com as categorias iniciante, intermediário, avançado e handbike (categoria para ciclistas adaptados)

– Arte Mural:
Lançamento do edital Arte Mural Perau: uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e a Prefeitura de Itaara

Lançamento do vídeo Arte Mural Parque Itaimbé: o vídeo mostra o resultado final do trabalho Arte Mural Parque Itaimbé, que foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc e envolveu vários artistas de Santa Maria, que coloriram com sua arte o Parque Itaimbé

– Caminhos da Cidade Ferroviária: exposição de 40 fotos antigas da cidade, que serão colocadas nos canteiros centrais das duas primeiras quadras da Avenida Rio Branco. Por meio do Arquivo Histórico Municipal, Fundação Eny e Casa Museu Edmundo Cardoso, foi feito um resgate de fotos antigas da cidade. Essa exposição pode ser vista mês de maio e será uma viagem no tempo e na memória da cidade

– Viva a Música: eventos com transmissão online. De 14 a 17 de maio, os espetáculos musicais serão transmitidos do palco do Theatro Treze de Maio, pelo Youtube e pelo Facebook da Prefeitura:

Dia 14, às 20h (sexta-feira)
Memórias de uma Diva: Deborah Rosa nas vozes de Daiane Diniz, Tiane Tambara e Gisele Guimarães, e Fabiano Ribeiro no violão

Dia 15, às 20h (sábado)
Enredo que dá Samba

Dia 16, às 20h (domingo)
Mesa de Bar com Gabe Almeida, Marcelo Massário e Renato Mirailh

Dia 17, às 20h (segunda-feira)
A Sbornia Kontr’Atacka com Hique Gomez

Botão Voltar ao topo