Publicidade
Porto AlegreVariedades

OSPA e Hique Gomez homenageiam Stravinsky neste sábado

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) prepara a segunda atração do ano. O concerto de música de câmara STRAVINSKY 50 terá regência do maestro e diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, e a participação do músico e ator Hique Gomez, que fará a narração da história.

O público é convidado a assistir a transmissão ao vivo no próximo sábado, dia 15 de maio, às 17h, pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa, gratuitamente. Por enquanto, as apresentações da OSPA não têm público presencial.

O programa deste sábado é dedicado inteiramente à obra “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky (1882-1971). Em 6 de abril de 2021, completaram-se 50 anos da morte do compositor russo, um dos nomes mais influentes da música no século XX, consagrado autor dos balés “O Pássaro de Fogo”, “Petrushka” e “A Sagração da Primavera”.

Stravinsky compôs “A História do Soldado” a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, em 1918. Conforme a partitura original, a obra será executada por um grupo de sete músicos, com os naipes de corda (violino e contrabaixo), sopro (clarinete, fagote, trompete e trombone) e percussão, além do maestro e do narrador.

Concebido como um espetáculo cênico-musical, “A História do Soldado” já foi exibida em palcos de todo o mundo e protagonizada por Sting, Jeremy Irons e Roger Waters.

Na montagem da OSPA, a ambientação será garantida por uma iluminação especial a cargo de Heloiza Averbuck. A obra alerta para os perigos da ganância ao contar a história de um soldado que vende a alma (simbolizada por um violino) ao diabo.

Caberá a Hique Gomez a interpretação de três papéis: o narrador, o soldado e o diabo. Além disso, o próprio artista traduziu e adaptou a história aos dias de hoje – com direito a referência aos Rolling Stones e à Uruguaiana.

Embora Evandro e Hique já tenham mostrado este trabalho em festivais internacionais de música, como os de Pelotas e de Belém do Pará, é a primeira vez que o apresentam com a OSPA.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo