Porto Alegre

Voluntários da Santa Casa praticam a Jardinagem com Amor

Às segundas, terças e quartas-feiras, um grupo de seis voluntários dedica-se ao cuidado de alguns jardins da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Denominada Jardinagem com Amor, a iniciativa sugerida pela área de Gestão de Pessoas da instituição virou uma parceria entre a Gestão Ambiental e o Programa Santa Casa de Voluntariado, quem tem como objetivo auxiliar com os cuidados em dois jardins que integram a Santa Casa: o Jardim do Silêncio, área de acesso exclusivo para o descanso dos colaboradores, e o jardim da Casa de Apoio Madre Ana, espaço localizado próximo à Santa Casa, que hospeda pacientes em tratamento de saúde no complexo hospitalar.

Para atuar nessa iniciativa, os voluntários da Jardinagem com Amor passaram por treinamento específico proporcionado pela equipe de Gestão Ambiental, que orientou os participantes em relação ao manejo adequado dos vegetais e no olhar para o controle de pragas. Ainda, foi entregue aos voluntários um guia contendo todas as espécies de vegetais existentes nos dois jardins que passaram a receber os cuidados do grupo.

A aposentada Marina Gomes, de 61 anos, é uma das voluntárias do projeto. Há quatro anos ela se dedica a atividades voluntárias na Santa Casa e, recentemente foi convidada a participar da Jardinagem com Amor. Para ela, as atividades que envolvem o cuidado com a terra e as folhagens são muito prazerosas: “É maravilhoso ter esse contato com a natureza. Eu já adorava jardinagem, agora, então, estou ainda mais encantada em realizar esse trabalho, contribuindo com a Santa Casa”.

Para ser voluntário na Santa Casa, os interessados devem realizar uma capacitação inicial junto ao SESC. Posteriormente, realizam na Santa Casa treinamento para atividade no ambiente hospitalar. Todas as informações sobre o Programa Santa Casa de Voluntariado podem ser conferidas aqui.

Botão Voltar ao topo