Porto AlegreVariedades

Minissérie O Método tem pré-lançamento em live do Instituto Ling

Bate-papo entre a diretora e roteirista Liliana Sulzbach e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina na próxima terça-feira, dia 25 de maio, às 20h, antecede o lançamento nacional da produção, que será exibida no Canal Curta!

O Instituto Ling realiza na próxima terça-feira, dia 25 de maio, às 20h, uma live de pré-lançamento da minissérie O Método, produção que discute conceitos caros ao documentário, como realidade, linguagem, ética, história e a relação do autor com a sua obra. O evento virtual acontecerá no perfil do Instagram do Instituto Ling (@instituto.ling), com participação da diretora e roteirista da série, Liliana Sulzbach, e mediação do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina. O bate-papo com o público antecede o lançamento nacional da minissérie em quatro episódios, que será exibida nos dias 26 de maio, 2, 9 e 16 de junho, sempre às 22h, no Canal Curta!.

A relação do documentarista Carlos Nader com o mestre Eduardo Coutinho é o ponto de partida para esta série. Nader não se limita a explicar sua obra e seu método de trabalho, mas discute as diversas possiblidades narrativas através das obras de terceiros, como a intersecção entre a realidade e ficção no cinema dos irmãos Lumiére e Robert Flaherty. Depoimentos de Bill Nichols sobre ética e história, de Glenn Greenwald sobre o caráter investigativo de seu trabalho e de Coutinho sobre o rigor de seu cinema baseado em entrevistas, amplificam a discussão. Não se trata de discutir as fronteiras do documentário, mas conceder a ele justamente o espaço limítrofe entre a realidade e a ficção, de colocar o gênero numa zona de risco, onde as questões não estão definidas, mas onde é possível ter uma experiência mais enriquecedora.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA

Live de pré-lançamento da minissérie O Método
Bate-papo entre a diretora e roteirista Liliana Sulzbach e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 25 de maio, terça-feira, às 20h
Gratuito, no Instagram do Instituto Ling (@instituto.ling)

A minissérie será exibida a partir do dia 26 de maio no Canal Curta!
Claro TV 56/556
Neo TV (consulte operadora)
Oi TV 76
Vivo 664

Exibições programadas:
Episódio 1: O Real e a Ficção – 26 de maio, às 22h
Episódio 2: A Linguagem – dia 2 de junho, às 22h
Episódio 3: A Ética e a História – dia 9 de junho, às 22h
Episódio 4: O Autor e a Obra – dia 16 de junho, às 22h
https://canalcurta.tv.br/series/serie.aspx?serieId=653

Esta obra contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – Ancine. Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), BRDE. Esta obra cinematográfica foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10, através do projeto O Ofício de Documentar.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Botão Voltar ao topo