Publicidade
Rio Grande do Sul

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente de Rio Grande

A Semana do Meio Ambiente de Rio Grande, que acontece entre 1º e 7 de junho, está com a programação repleta de palestras e lives. Destaque para o lançamento do Programa de Recuperação de Ilhas e Conservação de Marismas.

Mas um dos eventos mais aguardados na programação é a inauguração do Bosque da Memória, localizado o no Parque Urbano do Bolacha, marcado para o dia 5 de junho, em vários horários: 10h, 12h, 14h e às 16h. Está previsto o plantio de mudas em homenagem às vítimas da Covid-19 em Rio Grande.

Bosques da Memória

A Prefeitura do Rio Grande aderiu ao projeto Bosques da Memória, cujo objetivo é plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da Covid-19 e em agradecimento aos profissionais da saúde no Brasil.

O projeto é uma promoção conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e do PACTO pela Restauração da Mata Atlântica, desenvolvida de forma participativa e colaborativa.

A iniciativa de trazer a proposta para Rio Grande partiu da Primeira-Dama, Luciane Compiani Branco e tem as atividades capitaneadas pela Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), em parceria com as secretarias do Cassino (SMC), da Cultura (SeCult) e de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU).

Outro tema a ser destacado na programação são as contribuições de Rio Grande para agenda global de proteção da biodiversidade. O evento ocorrerá dia 2, às 18h, pelo perfil oficial da prefeitura no Facebook.

Já o último evento dentro da programação ocorrerá dia 7, às 18h, quando haverá uma transmissão pela página da prefeitura no Facebook de uma live que abordará o tema “Abismo Horizontal”, título do livro de Gustavo Sbrana Sciotti, autor do tema em debate. Ele debaterá o assunto junto com o Chefe do Executivo, Fábio Branco e com os secretários municipais de governo, Pedro Fruet (Meio Ambiente) e Gilberto Siqueira (SMDIT), além do ultramaratonista e paratleta, Vladmi dos Santos.

Confira a programação completa da Semana Municipal do Meio Ambiente.

SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

1º de junho

LIVE – LANÇAMENTO DA SEMANA E LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ILHAS E CONSERVAÇÃO DE MARISMAS, ÀS 18H, AO VIVO, PELO PERFIL OFICIAL DA PREFEITURA DO RIO GRANDE NO FACEBOOK.

  • CONVIDADOS: PREFEITO FÁBIO BRANCO;
  • SECRETÁRIO DE MUNICÍPIO DE MEIO AMBIENTE, PEDRO FRUET;
  • SUPERINTENDENTE DO PORTO DO RIO GRANDE FERNANDO ESTIMA; COORDENADOR DA CONSERVAÇÃO DO PORTO DO RIO GRANDE, HENRIQUE ILHA;

PALESTRA “O QUE SÃO AS MARISMAS, E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A BIODIVERSIDADE E A SOCIEDADE?” COM DR. DIMAS GIANUCA, DA INSTITUIÇÃO SAVE BRASIL/BIRDLIFE INTERNATIONAL.

DOUTOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE DE EXETER (REINO UNIDO), E BACHAREL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MESTRE EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (FURG).

2 de junho

LIVE – CONTRIBUIÇÕES DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE PARA A AGENDA GLOBAL DE PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE, ÀS 18H, AO VIVO, PELO PERFIL OFICIAL DA PREFEITURA DO RIO GRANDE NO FACEBOOK (LIVE)

EXPOSITORES:

  • KLEBER GRÜBEL DA SILVA – TÉCNICO EXECUTOR DE PROJETOS E CONSERVAÇÃO – NEMA

TEMÁTICA: A AGENDA GLOBAL DE PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE

  • TIAGO GANDRA (OCEANÓLOGO, DOUTOR EM GEOGRAFIA, PROFESSOR DO IFRS

TEMÁTICA: UMA VISÃO ESPACIAL DOS HOT SPOTS DE BIODIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE)

  • LILIAN WETZEL (OCEANÓLOGA, BACHAREL EM DIREITO, MESTRE EM ENGENHARIA AMBIENTAL, COORDENADORA DE PROJETOS – NEMA

TEMÁTICA: PROJETOS DE ÁREAS DE PROTEÇÃO EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE)

  • RENATO V. CARVALHO (OCEANÓLOGO, COORDENADOR DE PROJETOS DE CONSERVAÇÃO – NEMA

TEMÁTICA: ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE)

4 de junho

LIVE – PALESTRA “MEDIDAS DE MANEJO PESQUEIRO, DA ELABORAÇÃO AO CUMPRIMENTO PELOS USUÁRIOS DOS RECURSOS NO SUL DO BRASIL”, ÀS 18H, AO VIVO, PELO PERFIL OFICIAL DA PREFEITURA DO RIO GRANDE NO FACEBOOK (LIVE)

EXPOSITORES:

  • LUÍS GUSTAVO CARDOSO – FURG

OCEANÓLOGO, DOUTOR EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE (FURG). ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DO INSTITUTO DE OCEANOGRAFIA DA MESMA UNIVERSIDADE;

  • ALEXANDRE CARINHA NOVO – SINDARPES

REPRESENTANTE DO SINDICATO DOS ARMADORES DE PESCA DE RIO GRANDE DO SUL, TEM AMPLA EXPERIÊNCIA NO SETOR PESQUEIRO COMO ARMADOR DE PESCA;

  • CRISTIANO ANTUNES SOUZA – IBAMA

BIÓLOGO, MESTRE EM BOTÂNICA, ANALISTA AMBIENTAL NO IBAMA, ATUOU NA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL FEDERAL EM RIO GRANDE;

5 de junho

  • CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO BOSQUE DA MEMÓRIA, DAS 10H ÀS 12H E 14H ÀS 16H, NO PARQUE URBANO DO BOLAXA
  • PLANTIO DE MUDAS EM HOMENAGEM ÀS VITIMAS DA COVID-19

6 de junho

  • CINE DRIVE-IN ÀS 18H, NO PARQUE URBANO DO BOLAXA. Realização: SESC e SECULT Apoio: ISCA (Instituto de comunicação sócio ambiental)

TRANSMISSÃO DO DOCUMENTÁRIO “ECOLOGICAMENTE. EPISÓDIOS APA DA LAGOA VERDE E FLORESTAS URBANAS”

7 de junho

LIVE – “ABISMO HORIZONTAL”, ÀS 18H, AO VIVO, PELO PERFIL OFICIAL DA PREFEITURA DO RIO GRANDE NO FACEBOOK (LIVE)

CONVIDADOS:

  • PREFEITO FÁBIO BRANCO;
  • SECRETÁRIO SMMA PEDRO FRUET;
  • SECRETÁRIO SMDIT GILBERTO SEQUEIRA;
  • GUSTAVO SBRANA SCIOTTI (AUTOR DO LIVRO “ABISMO HORIZONTAL”);
  • VLADMI DOS SANTOS (ULTRAMARATONISTA E PARA-ATLETA)
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo