NotíciasRio Grande do Sul

Feirantes de Caxias do Sul terão rastreabilidade dos produtos

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul, em parceria com o Sebrae/RS, entrega na terça-feira (08.06) os primeiros totens de álcool gel com QR Code impresso para que os clientes possam pesquisar a origem e o caminho dos hortifrutigranjeiros comercializados na Feira do Agricultor e Ponto de Safra.

Representantes da SMAPA e do Sebrae farão a entrega oficial a partir das 16h, na Praça das Feiras, durante a Feira do Agricultor. Nesta primeira etapa, 47 feirantes integraram o Programa de Rastreabilidade para Produtores Feirantes, lançado no ano passado e concluído em abril último.

Desde de outubro de 2020, eles participaram de oficinas sobre Identificação de Produtos, Comunicação e Vendas. Também receberam consultorias em Mapeamento e Avaliação da Organização da Propriedade, Organização de Processos e Registros de Produção, Implantação de Sistemática para Formação de Lote e Orientação sobre Conteúdos Digitais, entre outros. Além dos totens, todos receberão certificados de conclusão.

A principal novidade para o consumidor é que será possível acessar, com auxílio do celular, o QR Code dos totens de álcool em gel para conhecer a história da família de agricultores, a localidade onde vivem, as técnicas utilizadas e o dia a dia de quem plantou e colheu o alimento que está sendo levado para casa. Todos os conteúdos estão hospedados no site da Prefeitura de Caxias do Sul.

A SMAPA e o Sebrae consideram muito boa a adesão dos primeiros feirantes. Segundo os técnicos, já existem outros produtores interessados e, por isso, um novo grupo está sendo formatado para a segunda etapa do programa. “A rastreabilidade é um caminho sem volta e muito importante. Além da segurança alimentar, o objetivo é agregar valor ao que é produzido, ampliando a geração de renda no meio rural e a aplicação da tecnologia”, avalia o secretário Rudimar Menegotto.

Botão Voltar ao topo