Cidades do RSRio Grande do Sul

Museu de Dois Irmãos anuncia início do projeto de restauro

Um dos principais imóveis históricos de Dois Irmãos vai receber um grande presente, bem no dia do seu aniversário, 3 de junho, quando completa seus 32 anos. Este restauro faz parte das comemorações da cidade para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil que acontecerá em 2024.

Na última segunda-feira (31), a equipe do projeto “Restauro Museu Histórico de Dois Irmãos – parte 1: Projetos” esteve na prefeitura para organizar os detalhes dos primeiros levantamentos e também anunciar que o projeto, conta com o financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo Pró-Cultura RS, com o patrocínio das Lojas Kinei.

O projeto conta ainda com a realização da Administração Municipal, Museu Histórico Municipal e Coral Cantares e o planejamento cultural da produtora Simples Assim. O projeto foi aprovado no valor de R$ 106.760,00 com contrapartida obrigatória da prefeitura, de 10% deste valor.

De acordo com o prefeito municipal Jerri Adriani Meneghetti, o Museu Histórico Municipal faz parte do legado cultural do município. Sua preservação é de extrema importância, sendo um local que representa a história da colonização alemã, valorizando assim o nosso passado. “O museu é fonte de estudo, além de ser um dos atrativos turísticos de Dois Irmãos, portanto um espaço que muito nos orgulha”, comenta.

Todos os projetos propostos nesta etapa serão elaborados pelas arquitetas Cristiane Rauber e Juliana Betemps Vaz da Silva que possuem experiência em projetos de restauro.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, onde estão vinculadas duas pastas, diretamente ligadas ao patrimônio municipal – Cultura e Turismo, os museus são espaços culturais, com acervo histórico que fazem com que viajemos no tempo.

Botão Voltar ao topo