Porto Alegre vai oferecer Programa Futebol na Escola

Nesta sexta-feira (4), a prefeitura de Porto Alegre assinou com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o termo de intenção para oferecer o Programa Futebol na Escola em 56 instituições de Ensino Fundamental, a partir do segundo semestre deste ano.

Porto Alegre será a primeira cidade do Sul do país a contar com o programa, que busca promover a transformação social através do futebol, oferecendo capacitação e estrutura metodológica.

O prefeito Sebastião Melo destacou que Porto Alegre possui 684 praças, nove parques e diversos centros esportivos comunitários.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, ressaltou que o futebol é um instrumento de esporte e educação que traz saúde e segurança social. O dirigente adiantou que esse projeto social será bem-acolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) e designou o especialista em Alta Performance junto à Fifa, Diogo Netto, para detalhar o acordo.

O Programa Futebol na Escola será integrado ao Clube Escolar, a ser lançado pela capital gaúcha nos próximos meses, que prevê a inclusão de alunos com bom rendimento escolar em modalidades esportivas oferecidas pela rede municipal de ensino. “Nós não inventamos a roda. Vamos fazer a roda andar”, disse o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira.

A secretária Municipal de Educação, Janaína Audino, afirmou que a pareceria com a CBF soma-se ao trabalho conjunto que a sua pasta desenvolve com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e é extremamente importante para restabelecer o vínculo aluno-escola, tornando o ensino mais atrativo. “Educação e esporte são segmentos que constituem o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa parceria qualificará a oferta da modalidade do futebol nas escolas municipais”. Já o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, destacou que essa parceria fortalece o lado lúdico e de inclusão social.

O ato de assinatura também contou com as presenças do secretário adjunto Filipe Tiesbierik, dos diretores Rodrigo Kandrik (Esportes), Débora Garcia (Juventude), além de desportistas.

Sair da versão mobile