Variedades

Programação do SP-Arte Viewing Room traz Gallery Week

Em parceria com a ABACT, a Feira promove o Gallery Week, um circuito de visitas às galerias, com número de visitantes limitado e mediante agendamento. Programação do Viewing Room ainda conta com lives, conversas online com artistas e outras atividades gratuitas para todo o público.

Na próxima semana, o público está convidado a participar de uma programação gratuita de atividades com agentes do circuito das artes visuais. A agenda é promovida pelo SP-Arte Viewing Room, que reúne mais de 115 expositores, como galerias de arte e design expoentes do mercado nacional e internacional e projetos artísticos independentes, entre os dias 9 e 13 de junho no site da SP-Arte. Já entre os dias 8 e 12 de junho, acontece também o Gallery Week, circuito de eventos que inclui visitas presenciais às galerias, promovido em parceria com a ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea e com o tradicional patrocínio do Iguatemi .

Durante o Gallery Week, as galerias participantes estarão abertas das 11h às 19h, realizando diversas atividades, como visitas guiadas, conversas com artistas e curadores, talks virtuais e intervenções urbanas. Com o objetivo de promover uma retomada gradual e segura do mercado de arte, os encontros presenciais serão realizados mediante agendamento prévio, respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra o Covid-19. Em todas as visitas será obrigatório o uso de máscaras, além de haver distanciamento e restrições de capacidade de público.

Visitas e aberturas presenciais

Com grupos pequenos e sob os protocolos de segurança e saúde contra a pandemia, o Gallery Week oferece uma série de visitas guiadas e promove aberturas de exposições de galerias de arte que fazem parte da Feira.

Dando início ao circuito, a Nara Roesler inaugura a exposição “Propriedad del Estado” de Marco A. Castillo. A exposição traz ao público brasileiro a mais recente pesquisa de Castillo, resultado de seu interesse pela utopia dos designers e arquitetos do movimento modernista em Cuba, em atuação desde a década de 1950, anos iniciais da Revolução Cubana. A visita acontece dia 8 de junho, às 11h.

Mahku – Título: “Ibã Huni Kuin clicando processo”

No mesmo dia, às 15h, Bruno Miguel acompanha os visitantes por sua primeira exposição na Galeria Kogan Amaro. “A Beautiful Image” discute a imagem através de pinturas que se apropriam de materiais do universo doméstico e de objetos de consumo.

Apresentando o Projeto Fachada com a peça neon “YOUTOPIA”, do artista Alê Jordão, a Choque Cultural inaugura seu novo espaço expositivo no dia 8 de junho, às 17h, no Jardim Paulista.

A Galeria Jaqueline Martins promove visita guiada à exposição “Rafael França: Réquiem e vertigem”. A mostra celebra o artista apresentando seus trabalhos e buscando estabelecer diálogos com produções de alguns artistas de sua geração e também das gerações anteriores e posteriores, no Brasil e no exterior. A visita acontece dia 8 de junho, às 11h.

No mesmo dia, às 11h, o designer Rodrigo Silveira abre o seu ateliê, localizado em um galpão na Barra Funda, para mostrar aos visitantes o processo de execução de suas peças. Será possível agendar uma visita ao longo do Gallery Week.

Para atender um maior número de curadores e artistas, a Galeria Andrea Rehder aproveitou a ocasião para realizar uma série de lives, na qual recebe um convidado especial todos os dias, às 18h. Em 8 junho, a galeria recebe Cristina Delanhesi, Diretora do MAC Sorocaba. Dando sequência, receberão os curadores paulistanos Paulo Gallina, Katia Canton, os curadores de Brasília Marília Panitz e Wagner Barja e o curador Sérgio Fazenda Rodrigues, de Lisboa. Na sexta-feira, 11 de junho, o curador da mostra em exibição no espaço, Fábio Magalhães, terá um diálogo com o artista sobre a trajetória desde o seu primeiro grande movimento da década de 1980 na artes plásticas, Tupinãodá, até os dias de hoje. A atividade presencial será no sábado dia 12, uma visita guiada com o artista Jaime Prades na exposição SOPRO.

A Quadra, galeria estreante no Viewing Room, promove a visita virtual pela exposição “Brisa”. A mostra pop-up apresenta retrato parcial e afetivo de uma nova geração de pintores: Ana Cláudia Almeida, Elvis Almeida, Flora Rebollo, Guilherme Ginane, Marcelo Pacheco, Matheus Chiaratti, Thomaz Rosa e Yasmin Guimarães. O tour acontece dia 9 de junho às 11h.

A ArteFormatto inaugura no dia 10 de junho, às 11h, a exposição coletiva “Abstração e Materialidade”, com obras dos artistas Adriana Vignoli, Anna Paola Protasio, Graziela Guardino, Manoela Medeiros, Marcos Cardoso, Renato Leal, Romain Dumesnil, Silvia Mecozzi, Suzana Queiroga, Valéria Costa Pinto, Jean Araújo e Marcelo Pacheco.

Com uma proposta inovadora, a VERVE junto ao artista Felippe Moraes convida o público para uma caminhada percorrendo as instalações em neon do projeto “Samba Exaltação”, que vem povoando o centro da cidade de São Paulo desde o Carnaval de 2021. A visita acontece dia 12 de junho, às 11h, com trajeto pela Biblioteca Mário de Andrade, o Edifício Louvre (Av. São Luís), o Vale do Anhangabaú e a Estação da Luz.

Também estreante na Feira, a Carmo Johnson Projects inaugura no sábado, dia 12, às 12h, a mostra “Tudo é perigoso. Tudo é divino, maravilhoso”, uma coletiva com pinturas de Bruno Novelli e o coletivo MAHKU (Movimento dos artistas Huni Kuin).

Para a visita guiada à exposição “Tempo”, de Gonçalo Ivo, na Simões de Assis, os participantes serão conduzidos por Julia Lima aos dois andares da galeria, acompanhando o percurso do artista e sua exibição inédita em São Paulo, que reúne aquarelas, pinturas e esculturas. A ação acontece dia 12 de junho, às 13h.

Introduzindo sua exposição individual “Lazy Bones”, Toby Christian, representado pela Casanova [C.A.M.A], realiza uma intervenção urbana que ocupará o quarteirão da Alameda Lorena, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua Oscar Freire e Rua Padre João Manuel. A ação acontece no dia 12 de junho, às 11h, como um prelúdio para a sua próxima mostra, que inaugura dia 19 de junho.

As visitas presenciais às galerias são limitadas e requerem agendamento prévio. Todas as visitas devem ser realizadas respeitando o uso de máscara, distanciamento social e utilização de álcool gel.

Atividades digitais

Conduzidas pelos próprios artistas e idealizadores de projetos, as visitas guiadas trazem ao visitante a oportunidade de se aproximar de exposições coletivas e individuais de galerias distintas.

A Mul.ti.plo Espaço Arte proporciona uma visita online à exposição “O Real Resiste” comentada pelos idealizadores do projeto Manuela Müller e Maneco Müller. A mostra apresenta 30 gravuras das imagens concebidas para os cartazes do tipo “lambe-lambe” utilizados em intervenção urbana realizada no Rio de Janeiro, em 2020. Na ocasião, diversos artistas espalharam mensagens pela cidade, num ato de reafirmação da arte e da vida. A visita acontece ao vivo, no dia 8, às 11h, no Canal do YouTube da Mul.ti.plo Espaço Arte.

A Casa Aura abre suas portas para uma visita online e conversa com os artistas integrantes da mostra coletiva realizada especialmente para o SP-Arte Viewing Room. Entre os convidados, estão Talita Hoffmann, Renato Custodio, Alex Rocca, Amanda Mei e Luciana Paiva. O evento acontece dia 9, às 12h, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/85275925879)

Com o intuito de manter os vínculos e a interlocução com a produção artística, a Matias Brotas Arte Contemporânea traz pela segunda vez ao SP-Arte Viewing Room, o Conexões MBac com uma programação de lives exclusiva. A abertura, no dia 8, conta com a participação de Lara Brotas e Felipe Feitosa. A conversa acontece às 17h, no canal de Youtube da Galeria.

A artista Maria Fernanda Paes da Barros da Yankatu conversa sobre cultura indígena e arte contemporânea com Arassari Pataxó (liderança indígena), Adriana Fontes (psicanalista), Marc Pottier (curador) e com mediação de Juliana Victorino. O bate-papo acontece dia 11, às 17h30, no zoom (https://zoom.us/j/96962611950?pwd=bUNYaDZVM3kreVVuQVFERjVGMmFFZz09 Meeting ID: 969 6261 1950 Passcode: DQ5Xkn)

Estreante na Feira, O Pequeno Colecionador, grupo formado por Artur Lescher, Mariane Klettenhofer e Paula Azevedo com a proposta de pensar sobre a arte e a experiência do brincar em suas diversas formas, histórias e culturas, irá apresentar em seu Instagram a série “Brincar sem brinquedo / Lembranças da infância”, com diversas sugestões de brincadeiras.

Para mais detalhes, acesse a programação das galerias associadas da ABAC T em seu website. Em breve, a programação completa estará disponível no site da SP-Arte . E durante o evento, o perfil do Instagram do Iguatemi irá divulgar diariamente destaques das atividades.

Serviço:
SP-Arte Viewing Room
Período: 9 a 13 de junho de 2021
https://www.sp-arte.com

Serviço:
Gallery Week
Período: 8 a 12 de junho de 2021
SP-Arte & Abact
Patrocínio do Iguatemi

Botão Voltar ao topo