Santa Catarina

Limpeza dos Mares retorna à reserva biológica do Arvoredo neste domingo (13)

Projeto retorna ao primeiro local da ação e lança nova identidade visual

No mês em que se comemora o Dia dos Oceanos e a Semana do Meio Ambiente, o projeto Limpeza dos Mares retorna neste domingo (13) ao local onde tudo começou e que sediou diversas das 23 etapas realizadas até agora: a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. A ação superará a marca atual, de 105 toneladas retiradas do fundo do mar e encostas de Santa Catarina. “Desde 2014, o projeto Limpeza dos Mares mostrou um panorama do tipo de lixo que está no fundo dos mares, praias e costões. O lixo que ninguém vê”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto.

Nessa história do Limpeza dos Mares na reserva, que pode em breve ser recategorizada como parque ecológico turístico pelo Governo Federal, muito já foi recolhido. “Desde garrafas pet e restos de redes até pneus e eletrodomésticos. Detectamos até uma garrafa originária da Malásia”, revela Michele.

A iniciativa conta com um exército de mergulhadores e outros voluntários. Também contempla um sério programa de conscientização sobre a preservação. “Em todo esse tempo também escolhemos as escolas para palestras e ações junto às crianças, garantindo um futuro mais sustentável”, conta Michele.

“Se cada um fizer a sua parte, teremos condições melhores em breve. Nosso apoio vai além do patrocínio, pois estamos engajados com colaboradores da rede atuando como voluntários”, explica Leandro Hommerding, gerente regional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador do Limpeza dos Mares.

A Etapa irá cumprir as restrições postas pelas autoridades com relação ao Covid-19, cumprindo os protocolos exigidos, e a quantidade permitida nas embarcações.

A realização é da ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta, com patrocínio do FORT ATACADISTA e apoio da Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Polícia Militar Ambiental SC, Companhia da Praia, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões, Plastkolor, Comcap e programa Bandeira Azul.

Botão Voltar ao topo