Porto Alegre

Iom Mitzvah acontece neste sábado em Porto Alegre

A comunidade judaica de Porto Alegre, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, promove neste domingo, 13, das 9h30 às 16h, o Iom Mitzvah (Dia do Dever), tradicional campanha do agasalho, que percorre várias ruas da cidade com quatro caminhões, em busca da arrecadação de roupas, cobertores, calçados e também alimentos destinados à população carente da cidade. O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama do município, Valéria Leopoldino, participam da abertura do evento na sede da Sociedade Hebraica – RS (rua João Telles, 508 – Bom Fim).

Devido à pandemia da Covid-19, os protocolos sanitários, como uso de álcool gel, máscaras, luvas e macacões, estarão sendo adotados pelos cerca de 100 voluntários que irão participar da ação solidária. Ao final do dia, todas as arrecadações serão destinadas ao POA que Doa, movimento da prefeitura que reúne a Campanha do Agasalho e do Alimento.

O coordenador do Iom Mitzvah, Pablo Watenberg, disse que a expectativa nesta 10ª edição é a de recolher 70 mil peças de agasalhos, 10 mil a mais do que no ano passado. Watenberg apela, mais uma vez, para o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses que, segundo ele, sempre colaboram com as doações. “Este é o principal momento para as pessoas doarem, para demonstrarem a sua solidariedade. Já conhecemos a pandemia. Sabemos lidar com ela. Mas agora foi revelado a nós o tamanho gigantesco da necessidade dos menos favorecidos”, afirma.

A primeira-dama Valéria Leopoldino disse que a fé da comunidade judaica tem se expressado de forma prática, anualmente, em Porto Alegre, nas ações sociais em prol daqueles que mais precisam. Segundo Valéria Leopoldino, o Iom Mitzvah é a prova disso. “Nos sentimos honrados com essa parceria e torcemos para que muitas pessoas sejam acolhidas com a solidariedade nesse inverno.”

Durante todo o dia, quatro caminhões estarão percorrendo ruas de diversos bairros da cidade, em rotas pré-estabelecidas (veja roteiros abaixo). Além das coletas nos caminhões, as doações podem ser feitas de outras formas. Foram organizados drive-thrus em quatro pontos de Porto Alegre: Praça da Encol (avenida Nilópolis, s/número – Bela Vista), Vila Roubadinhas (rua Silva Jardim, 140 – Auxiliadora), Pontal do Estaleiro (avenida Padre Cacique, 2893 – Cristal) e Sociedade Hebraica (rua General João Telles, 508 – Bom Fim).

Também é possível fazer uma colaboração em dinheiro por Pix (CNPJ 87.036.018/0001-21) ou através do site do Iom Mitzvah (benfeitoria.com/iommitzvah2021). O objetivo desta edição, de acordo com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), entidade que organiza a ação em parceria com a prefeitura, é que o dinheiro sirva para compra de cobertores e sapatos infantis.

Rota dos Caminhões
Rota 1 – Bom Fim e Santa Cecília
Rota 2 – Jardim Botânico e Petrópolis
Rota 3 – Santana, Azenha e Menino Deus
Rota 4 – Rio Branco, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Mont´Serrat

Botão Voltar ao topo