Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Comitiva de Caxias do Sul conhece o Castramóvel de Esteio

Em Esteio, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Meio Ambiente (SMDEMA), Felipe Costella, recebeu na sexta-feira (11), uma comitiva de Caxias do Sul. Liderado pelo secretário municipal do Meio Ambiente caxiense, João Osório Martins, o grupo veio a Esteio conhecer o Castramóvel, trailer que será utilizado como unidade móvel para castração de animais, permitindo a ampliação do número de procedimentos realizados na cidade.

O veículo está estacionado na Unidade de Bem-Estar Animal, no Bairro Três Marias, aguardando a chegada dos equipamentos cirúrgicos necessários para realizar os procedimentos, o que deve ocorrer nas próximas semanas, e também o emplacamento por parte do Detran.

O Castramóvel vai contar com salas de tricotomia (ou preparo), sala de antissepsia (paramentação), centro cirúrgico e sala de pós-cirúrgico (recuperação) e foi adquirido via pregão eletrônico pelo valor de R$ 137,7 mil. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Giovani Cherini, que também destinou recursos para a compra do mesmo veículo para o município serrano.

Também participaram da visita, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara caxiense, Rafael Bueno, as protetoras Tatiana Furlan e Vanessa Hoffmann, o assessor do deputado Cherini, Sérgio Barbachan, o vereador esteiense Francisco Alves e a coordenadora do BEA, Luciane Baretta, além de outras lideranças de Caxias do Sul.

Equipamento será utilizado em mutirões nos bairros de Esteio
Além do licenciamento do trailer e da compra dos materiais cirúrgicos, a Prefeitura vai providenciar a contratação de uma empresa para prestação dos serviços médicos veterinários e o registro do Castramóvel junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Quando tudo estiver regularizado, a SMDEMA vai elaborar um plano de ação de utilização do veículo. A ideia é que ele seja deslocado até os bairros do Município, onde serão realizados mutirões para facilitar o acesso ao serviço.

Solicitação do serviço

A castração é direcionada a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor de Esteio. O serviço também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 das 12h30 às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.esteio.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

É necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pela Unidade que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.

Botão Voltar ao topo