Rio Grande do Sul

Municípios consorciados ao Pró-Sinos podem contratar serviços técnicos especializados

Empresas vencedoras de licitação, realizada por pregão eletrônico, já estão disponíveis para realizar atividades em dez áreas

Os municípios consorciados ao Pró-Sinos contam, a partir de agora, com um portfólio de serviços técnicos especializados, que poderão ser contratados a qualquer momento, no período de 12 meses, pelas administrações da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Em março deste ano, o consórcio lançou um edital com uma série de atividades ligadas a áreas do conhecimento, como Geologia, Geotecnia, Biologia, Química, Arquitetura, Engenharia, Direito Ambiental, Economia e Administração. A licitação ocorreu por meio de pregão eletrônico.

O Pró-Sinos é o órgão gerenciador. O objetivo é facilitar a contratação de profissionais, tornar a operação mais econômica e agilizar o andamento de projetos para as cidades que optarem pela modalidade. “Nem sempre as equipes dos municípios estão capacitadas para todo tipo de demanda. Ou já estão sobrecarregadas com outras entregas. Essas empresas poderão atuar por um determinado número de horas, cujo valor foi apresentado no pregão”, esclarece o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior.

Na avaliação do diretor-técnico, esse formato é vantajoso para os municípios, pois pode agilizar demandas de setores das prefeituras e também fazer frente a projetos pontuais, que não estavam previstos. A questão financeira é outro ponto importante, pois trata-se de um custo variável. Para habilitação das empresas, o Pró-Sinos verificou as experiências e a qualificação de cada uma. O consórcio também irá apoiar os municípios na contratação dos serviços.

Nesta semana, foi realizado treinamento com os consorciados e disponibilizado um manual, que explica a documentação necessária e o passo a passo sobre como acionar as empresas. Os prestadores de serviço também foram incluídos nesta etapa, para que todos estejam cientes de como funciona o processo. “Os municípios vão acompanhar de perto a execução e monitorar se atendem ao que foi contratado. O Pró-Sinos está disponível para dar o suporte necessário em cada operação”, observa Hener.

Os municípios interessados devem contatar a Área Técnica do Pró-Sinos pelo telefone (51) 3592-8007, ou pelo e-mail assessorespecial@prosinos.rs.gov.br. Para ver a lista completa das atribuições de cada área específica contemplada no edital, clique aqui .

Os serviços estão disponíveis nas seguintes áreas:

  • Conhecimentos especializados em Geologia e Geotecnia
  • Conhecimentos especializados em Biologia
  • Conhecimentos especializados em Hidrologia e Drenagem
  • Conhecimentos especializados em Engenharia Sanitária, tratamento e recolhimento de esgotos, tratamento e distribuição de água potável
  • Conhecimentos especializados em Direito Ambiental
  • Conhecimentos especializados em Educação Ambiental
  • Conhecimentos especializados em Avaliação de Bens
  • Conhecimentos especializados em Eletricidade e suas aplicações
  • Conhecimentos especializados em Sistemas de Segurança e Medicina do Trabalho
  • Conhecimentos especializados em Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Botão Voltar ao topo