EmpregoNotíciasRio Grande do Sul

Economia de Caxias do Sul registra queda de 3% em abril

Levantamento da CIC e CDL sobre desempenho de abril foi divulgado nesta terça-feira (15)

O desempenho da economia de Caxias do Sul caiu 3% em abril se comparado com março de 2021. O setor de serviços puxou a queda (-12%) seguido pela indústria, que retraiu -1,2%. O comércio, após três meses de retração, cresceu 7,1%. É o que mostra a pesquisa realizada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) e divulgada nesta terça-feira (15).

Na comparação entre abril de 2021 com abril de 2020, a economia local cresceu 55,4%. Isso se deve ao baixo índice de comparação, tendo em vista a suspensão e restrição das atividades por conta da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. A indústria, com alta de 107,8%, e o comércio, com aumento de 14,5%, puxaram a elevação, enquanto os serviços retraíram -15,6%. “Abril de 2020 foi o pior mês da pandemia, com os índices mais significativos de queda da economia de Caxias do Sul. A base de comparação foi muito fraca”, alertou a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo.

Na análise do indicador acumulado do ano, que compara os primeiros quatro meses de 2021 com igual período do ano anterior, observa-se um crescimento de 29,1% na indústria, enquanto o setor de serviços, com -22%, e o comércio, com -14%, apresentaram redução. Com isso, a atividade econômica mostra aquecimento de 6,6% de janeiro a abril deste ano.

Já no indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra declínio de -4,1%. Na análise setorial, os serviços (-22,6%) e o comércio (-17,2%) tiveram desempenho negativo, e apenas a indústria, com 10,3%, teve crescimento no período. Os resultados evidenciam que a indústria é o setor que melhor se recupera da crise provocada pela pandemia. Os setores do comércio e de serviços, os mais afetados pelas restrições de funcionamento, apresentam maior dificuldade para a retomada do crescimento.

Empregos

O mês de abril registrou 5.499 admissões e 5.113 demissões em Caxias do Sul, resultando na geração de 386 empregos formais. Dessa forma, o município passou a contar com um estoque de 152.768 empregos. A indústria foi o setor que mais abriu empregos no mês, com 459 vagas criadas. Os serviços e o comércio foram os setores que mais tiveram demissões, com 54 e 27 postos de trabalho fechados, respectivamente.

Desempenho da economia de Caxias do Sul – Abril 2021

Botão Voltar ao topo