As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul receberam nesta quarta-feira (16) 62.470 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz a serem aplicadas na segunda dose de pessoas que receberam a primeira há cerca de 12 semanas.
Também houve entrega de 130 unidades para a segunda dose de população quilombola. As vacinas estavam reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
Para as 3ª CRS (Pelotas), 4ª CRS (Santa Maria), 5ª CRS (Caxias do Sul) e 6ª CRS (Passo Fundo), os imunizantes foram transportados por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). As demais coordenadorias buscaram suas cargas em Porto Alegre.
Vacinação contra a gripe
Na mesma viagem, foram distribuídas também as doses da vacina contra a gripe para a terceira fase da campanha, iniciada em 9 de junho. Nesta etapa, podem se vacinar contra a Influenza pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.
Ainda foram distribuídos testes antígenos para diagnóstico da Covid-19 às regiões do Estado escolhidas como piloto à ampliação do programa de testagem.