Rio Grande do Sul

Série de eventos vai abordar Qualificação em Turismo Rural no RS

A Câmara Temática de Turismo Rural do Rio Grande do Sul está lançando uma série de eventos para promover a qualificação de estabelecimentos e trabalhadores no Turismo Rural. O estado conta com mais de 300 propriedades cadastradas na atividade e outros potenciais a serem desenvolvidos. Os encontros serão online, ao vivo e gratuitos e oferecem certificado. As inscrições para o primeiro evento no dia 30 já podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/qualificacao-em-turismo-rural-2021—-mes-i__1239648.

Ao todo, seis eventos mensais serão realizados na última quarta-feira de cada mês, de junho a novembro, alternando qualificação, com especialistas, e relatos de empreendedores. A câmara, que existe desde 2015, tem o objetivo de trabalhar para o desenvolvimento, estruturação, qualificação e promoção do segmento.

A coordenadora da Câmara é a analista da Secretaria de Turismo, Rosana Simões, que explica que as qualificações contribuem para proporcionar conhecimento e orientações sobre temas de grande relevância para os trabalhadores do segmento e, ao mesmo, oportunizar apresentação de algumas propriedades do segmento, pelos empreendedores. A Setur integra a câmara juntamente com Emater, Senar, Sebrae, Famurs, ABBTUR, Fetag e Apatur, além de conselheiros representantes de regiões do RS além de conselheiros representantes de regiões do RS.

Cachoeirão dos Rodrigues, em São José dos Ausentes

Um Cenário de novela… Emprestou a sua beleza para cenário da novela O Profeta da rede globo. Uma cachoeira de 28 metros com sucessão de grandes quedas de água, é uma das mais belas paisagens da Serra Gaúcha. Fica 33 km do centro da cidade, onde o turista faz uma pequena caminhada entre Campos e Matas para chegar até esta deslumbrante cachoeira.

O Secretário de Turismo, Ronaldo Santini, destaca a importância da capacitação neste segmento que, por conta da pandemia, tem se tornado cada vez mais relevante para o turismo gaúcho. “Podemos aproveitar a vocação do Rio Grande do Sul no setor rural e trazer para quem está nas cidades a oportunidade de aproximar o turista de raízes e sensações que só o campo pode oferecer”, afirma.

Veja o calendário dos eventos:

30/06 – Qualificação
“O bem receber e os Protocolos de Segurança – como criar o protocolo próprio”, com Aline Moraes pelo Senar, e “Turista Cidadão & Turismo de Proximidade – o foco no público local e regional”, com Fernanda Carvalho

28/07 – Relatos
“Vinícola de Bastiani – Nova Roma do Sul – História, Cultura e Comercialização”, com João Pedro, e “Caminhos Rurais de Porto Alegre – Adaptações durante a pandemia”, com Mauri

25/08 – Qualificação
“Valorização de produtos – o Turismo Gastronômico enquanto atrativo”, com Aline Moraes pelo Senar, e “Tecnologia a serviço do Turismo Rural”, com Sebrae-RS.

29/09 – Relatos
“Fazenda Tropeiro Camponez – Gastronomia e o bom atendimento ao turista”, com Leandro Lacourt, e “Raízes Coloniais de Gramado – Comercialização”, com Jaqueline Foss

27/10 – Qualificação
“Formatação de Rotas e Roteiros”, com Fernanda Carvalho, e “Um novo conceito de desenvolvimento em espaços rurais”, com Sebrae-RS.

24/11 – Relatos
“Agroecologia Ferrari – Sistema Colha e Pague e adaptações na pandemia”, com Márcia Ferrari, e “Turismo Rural – Roteiro Caminho Natural – Morrinhos do Sul. Turismo no Espaço Rural”, com Nilva.

Botão Voltar ao topo